Sevop: Avanços na obra da Grota Galeria anima moradores
As equipes da Secretaria de Viação e Obras Públicas (Sevop) trabalham para concluir a terceira etapa do projeto de urbanização da Grota Galeria, também conhecida como Grota Criminosa. Essa etapa atende os moradores das Folhas 28 e 20 e se estende até a VP 7, divisa com as Folhas 27 e 21, na Nova Marabá.
De acordo com a Sevop, foram colocadas placas de concreto nas laterais e no fundo da galeria para conter o avanço da erosão, prevenindo futuros problemas. Outra necessidade para a realização da obra diz respeito ao crescimento do número de moradores nos bairros Araguaia e São Miguel da Conquista, provocando aumento do acúmulo de água que passa pelo canal.
“Estamos fazendo mais uma etapa da grota criminosa onde havia, num tempo passado, três bueiros de um metro e meio. Com a ocupação no bairro Araguaia, a contribuição de água aumentou bastante e já não suportava mais a vazão d’água. Neste ano, fizemos a contenção com placas de concreto e fundo de concreto para, no futuro, urbanizar as laterais e se tornar uma via de ligação da Folha 20 com a Folha 28”, explicou o engenheiro Fábio Moreira, Secretário de Viação e Obras Públicas.
A Sevop já finalizou a urbanização de dois trechos da Grota, o primeiro na divisa das Folhas 27 e 21 e o segundo no trecho entre as Folhas 26 e 23. Nos locais além da pavimentação em concreto nas duas vias, que dividem a Grota, foi realizado um de trabalho de paisagismo com a plantação de grama e construção de uma nova ponte em concreto.
A dona de casa Cintia Karina Leite Miranda é moradora nova na Folha 20 e diz que nos últimos anos acompanha as transformações ocorridas em Marabá. “Está tudo indo muito bem nessa obra porque não é fácil, pois estava tudo caindo aqui e estava muito ruim. Aqui não estava sendo valorizado e agora está valorizando, nosso espaço. É agradecer e abençoar a todos e, principalmente a cidade de Marabá. É uma cidade que vem se transformando a cada dia”, relata.
Maria Magalhães, moradora do local há mais de 20 anos, está feliz com os avanços. “Hoje melhorou muito para todos nós, pois aqui na minha casa havia muito perigo devido à erosão e aqui mudou tudo. Vamos ter iluminação e vai ficar melhor ainda”, disse.
Por falar em avanços e transformações, o projeto, completamente executado com recursos próprios da Prefeitura de Marabá, pretende, num futuro próximo, dar continuidade ao trabalho até chegar à Folha 29.
“Não é uma obra muito barata e também bastante complexa, estamos fazendo tudo com recurso próprio, tanto de pessoal e de máquinas, pois não contratamos empresas Estamos com toda nosso equipamento, até porque é uma obra bastante delicada, mexe com casas em volta, fizemos desapropriações necessárias. Ano que vem vamos finalizar a parte urbanística”, afirmou Fábio Moreira.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio