GMM: Patrulha Maria da Penha realiza palestra sobre combate à violência contra a mulher
Na manhã desta terça-feira (29), a Guarda Municipal de Marabá (GMM), por meio da Patrulha Maria da Penha, ministrou palestra para os servidores das Secretarias Municipais de Finanças, Gestão Fazendária e de Administração. O evento faz parte da programação da Campanha Laço Branco, cujo objetivo é conscientizar homens contra a violência à Mulher.
Entre os temas abordados estão o surgimento da campanha; estatísticas da violência contra a mulher no Brasil; papel da Patrulha Maria da Penha; tipos de violência doméstica e outros assuntos que tragam à tona a sensibilização destes homens, para que se unam no propósito de combater esse tipo de crime.
O palestrante, o coordenador da Patrulha Maria da Penha pela GMM, inspetor Roberto Lemos, espera que esses servidores sejam multiplicadores da informação no combate a esse tipo de violência.
“Os servidores tinham muitas dúvidas a respeito da temática, por isso foram bastante participativos com perguntas, com isso deu para perceber que dali saíram homens com pensamentos diferentes sobre a questão da violência doméstica. Esperamos que eles sejam multiplicadores dessa luta no combate à violência contra a mulher”, declarou.
Coord. Patrulha Maria da Penha pela GMM
A Secretária de Finanças do Município, Meire Rolim, agradeceu a iniciativa da GMM. “Nós agradecemos imensamente o convite feito para que a gente participe dessa campanha linda, tão necessária, até porque o óbvio tem que ser dito, e nessa época pós-covid que os ânimos ainda estão aflorados, gerando violência doméstica, o espaço aberto serviu para conscientizar homens aqui do local de trabalho, que talvez, possam estar cometendo ou convivendo com esse tipo de atitudes violentas e abusivas dentro de casa ou em meio à família, mas nunca se tocou, por vir de um lar que esse tipo de prática era comum, então esse momento foi muito válido para nós”, pontuou.
O Secretário Municipal de Administração, José Nilton, foi um dos participantes do evento. “Eu concordo plenamente com a campanha, eu acho muito importante, até porque sou contra todo e qualquer tipo de violência contra mulher, até porque sempre prezei por isso, então serve para alertar nossos colegas a fazer parte deste grupo de homens que lutam contra esse tipo de violência”, comentou o titular da Semad.
Já o Secretário de Gestão Fazendária do Município, Aldo Maranhão, além de participar como ouvinte da palestra, convocou os servidores do órgão. “É uma atitude importante essa de trazer uma palestra desse nível para a secretaria, tendo em vista que a gente ver muito trabalho nesse sentido voltado para mulheres, mas são os homens os causadores deste problema, então essa conscientização, o trabalho em si voltado para os homens, é de fundamental importância para dar uma basta nesse tipo de crime”, explicou.
Texto e fotos: Bruene Wilis (GMM)