SMS: Gestantes participam de roda de conversa no HMI que oferece orientações sobre maternidade
O que a gestante deve saber sobre a maternidade? Onde será realizado o parto? Orientações sobre o procedimento e acompanhamento desde a chegada na maternidade até a alta da paciente, são apresentadas às gestantes nos encontros realizados sempre às quartas-feiras, no Hospital Materno Infantil de Marabá.
Essas ações fazem parte do Projeto Acolher Marabá que oferece orientações à gestante e acompanhante do HMI (Hospital Materno Infantil). Profissionais de diversos setores do hospital fazem parte do projeto. Na manhã de quarta-feira, 30, a enfermeira Kátia Queiroz, que faz parte da equipe de Educação Permanente do HMI, explicou o projeto e apresentou as orientações às gestantes participantes.
“O Projeto Acolher é voltado para as gestantes, tiramos as dúvidas sobre as normas e rotinas do hospital e apresentamos o hospital para as mulheres porque é um direito garantido para conhecerem a maternidade antes do parto. Convidamos todas as gestantes com 30 semana ou mais para participarem das rodas de conversas e todas serão bem-vindas”, explicou a enfermeira.
Durante a roda de conversa as mulheres tomam conhecimento de seus direitos que são garantidos durante a maternidade como: licença maternidade de 120 dias de empresas privadas e 180 dias de empresas públicas, mudança de setor ou função caso apresente riscos, não ser demitida até 5 meses após parto, entre outros.
De acordo com a enfermeira, a maior parte das gestantes que chegam para participar das rodas de conversas estão bastante ansiosas sobre o parto e que uma das funções da equipe do Acolher Marabá é justamente tirar a ansiedade e preparar psicologicamente a paciente. Para ajudar nestas funçõe há uma equipe multidisciplinar.
Além da equipe de enfermagem e de médicos, o projeto conta ainda com profissionais como psicólogos e assistentes sociais. De acordo com a Assistente Social Eliane Barros, o projeto também prevê atenção ao acompanhante informando que é direito estar presente no momento do parto.
“A equipe de acolhimento recebe as gestantes e dá o encaminhamento com as orientações necessárias para que a gestante não fique tão nervosa, principalmente quando é a primeira gestação. Nosso trabalho é basicamente dedicado aos pacientes e também às informações ao acompanhante, pois é necessário para dar mais segurança à paciente”, explica.
As reuniões acontecem sempre às quartas-feiras, no período de 9h ao meio-dia, no auditório do HMI na Rua 5 de abril, na Marabá Pioneira.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio