Semed/SMS: Participantes de ações voluntárias recebem certificados do Programa Saúde na Escola
No Dia Internacional do Voluntário, o Programa Saúde na Escola (PSE) realizou a certificação das pessoas que atuaram em voluntariado nas ações do programa nos últimos dois anos. O PSE é um programa fruto da parceria entre Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Secretaria Municipal de Educação (Semed). A cerimônia aconteceu na manhã desta segunda-feira, 5, no auditório da Semed. O PSE é voltado para o desenvolvimento de ações no ambiente escolar com abordagem de temas relacionados aos cuidados com a saúde.
A coordenadora de saúde do PSE, Tarcilene Varela, ressalta a importância do trabalho voluntário, principalmente dos acadêmicos de cursos da área de saúde, na execução das ações com o público escolar. Para ela, é importante o reconhecimento do trabalho desses voluntários.“Eles são o nosso grande apoio das escolas junto a essas ações que os nossos profissionais de saúde realizam. Hoje é o Dia do Voluntário. Então, eu acredito que hoje foi a data escolhida para reconhecer o trabalho prestado de forma valiosa que eles fazem para gente, para o município”, ressalta.
Mais de 100 certificados foram entregues a acadêmicos de sete instituições de ensino superior. Os certificados contam com carga horária discriminando o período de voluntariado. Uma das agraciadas com o certificado foi Larissa Souza, estudante do 8° semestre de enfermagem da Faculdade Carajás. Ela ressalta o fato de o PSE ter aliado a teoria que aprendeu em sala de aula com a prática nas ações do programa.”As ações casaram muito bem isso porque a prática você observa que te cobra adaptações e isso trouxe um treinamento para gente, nos deixou mais seguros. Nós trabalhamos diversos temas importantíssimos. Foi muito enriquecedor. Nós trabalhamos os temas nas escolas, higiene bucal, alimentação saudável, outubro rosa, novembro azul. Trouxe um retorno muito grande da população, da comunidade. Foi muito gratificante”, explica a estudante.
O PSE teve parcerias com as instituições de ensino superior e também com o programa de Menor Aprendiz. Lucas Duarte é coordenador do curso de enfermagem da Faculdade Carajás e ressalta a importância dessa parceria para a formação dos alunos. “É interessante, pois promove que os alunos tenham contato direto com a realidade dos estudantes. O que eles veem na teoria na faculdade, na prática têm esse contato direto. Não só com os procedimentos de saúde em si, mas também com a humanização”, explica.
Os voluntários são estudantes de graduações como Medicina, Enfermagem, Psicologia e Nutrição. Entre eles Josilene Mendonça, que cursa o 7° semestre na Unopar. Ela conta sobre como atuou no programa dentro da sua área de formação.”Foi um momento muito bom em que a gente trabalhou sobre alimentação saudável com os alunos. Fizemos várias ações sobre alimentos industrializados, levamos muita conscientização para as crianças, principalmente os adolescentes”, destaca a estudante de Nutrição.
O PSE recentemente completou 15 anos de história em Marabá e atualmente realiza ações em mais de 70 escolas do município.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Sara Lopes
Galeria: