Educação: CEEJA atende mais de 2 mil jovens e adultos na rede municipal de ensino
Pessoas com mais de 15 anos, que ainda não tenham concluído o Ensino Fundamental II, compreendido entre 6° e 9° ano, podem finalizar essa etapa educacional por meio do Centro de Educação de Ensino Fundamental e Médio de Jovens e Adultos, o CEEJA.
Em Marabá, a escola de referência é a Tereza Donato de Araújo, no núcleo Cidade Nova. Além dela, outras dez escolas municipais funcionam como extensão do programa. Enquanto no CEEJA, as aulas acontecem nos três turnos, nas unidades de extensão nas escolas municipais, as aulas ocorrem apenas no período noturno.
Nessa modalidade, os estudantes completam o Ensino Fundamental II em 1 ano e 06 meses, com aulas divididas em módulos de cada disciplina, 02 vezes por semana, a depender da disponibilidade de tempo do aluno.
O aluno também tem direito ao atendimento individual, cujo objetivo é tirar dúvidas do aluno sobre os assuntos, que ele ainda não conseguiu assimilar ou para o aluno que perdeu a aula no dia do grupo de estudos. Essa metodologia é o chamado ensino personalizado.
São oito disciplinas com módulos diferenciados Língua Portuguesa e Matemática (10 módulos); História e Geografia (nove módulos); Ciências (sete módulos); e Artes, Educação Física e Língua Inglesa (6 módulos). Cada módulo dura em média uma semana.
Nesse sentido, os alunos formam o calendário de aulas e os grupos de estudos são reunidos com turmas de, no máximo, 20 alunos.
O CEEJA atende 2.028 estudantes no Ensino Fundamental II. Sendo só No Tereza Donato de Araújo são 369 alunos.
A professora Neuquina Azevedo trabalha há 12 anos no CEEJA e atua na Escola Tereza Donato. Ela ressalta a importância do programa para as pessoas que, por diversos motivos, não puderam concluir os estudos e que podem seguir para o ensino médio e chegar à faculdade.
“Uma das coisa mais importantes que tem, nós sabemos, é a educação. O exercício da cidadania vem através da educação, principalmente para aquele sujeito de classes menos abastadas, as pessoas que são mais necessitadas e que não tiveram a oportunidade de concluir os seus estudos na idade apropriada. Ou porque se casaram muito cedo, ou porque a família não tinha condições de mantê-los na escola, ou porque moravam em zona rural”, destaca a professora.
Comemoração
Para encerrar o ano letivo, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizará uma certificação simbólica a 190 estudantes que concluíram o CEEJA, tanto na modalidade do ensino fundamental, além de outros estudantes que concluíram o CEEJA pela modalidade do ensino médio, que é conduzido pela Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC), parceria do município.
“Nós vamos fazer esse momento comemorativo porque nós estamos funcionando, nós voltamos, saímos de uma pandemia, estamos com saúde, nossos alunos estão aqui conosco. É um momento de comemoração, de festa e de reconhecimento da batalha que esses alunos têm realizado para se manterem na escola frente ao contexto social do nosso país nesse momento”, reitera a professora Neuquina Azevedo.
Serviço
As matrículas para o CEEJA ocorrem durante todo o ano. Os documentos necessários são as cópias do RG, CPF, Cartão SUS, Certidão Civil de Nascimento ou Casamento, Comprovante de Residência e Histórico Escolar ou Declaração de Conclusão do Ensino Fundamental I. É necessário ter mais de 15 anos de idade.
As matrículas podem ser feitas nos dois pontos da Escola Tereza Donato, um que fica atrás da Câmara Municipal, voltado ao ensino médio, gerido pelo Governo do Estado, e o outro que fica próximo à Justiça Federal, voltado ao ensino fundamental e gerido pelo município, bem como nas unidades de extensão do programa: Escolas Municipais João Anastácio de Queiroz, Darcy Ribeiro, Josineide Tavares, Pedro Peres, Maria das Graças, José Flávio, Judith Gomes Leitão, Martinho Mora da Silveira, São Félix e Walquise Viana.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Sara Lopes / Divulgação