Agricultura Familiar: Mais de 100 títulos de terra são entregues em Marabá
O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) realizou a entrega de 573 títulos de terras para famílias de Marabá e região. Agricultores animado com o sonho realizado e lideranças políticas do sul e sudeste do Pará participaram da cerimônia de entrega foi realizada no sábado (10).
O vice-prefeito de Marabá, Luciano Lopes, comemorou a entrega dos títulos aos agricultores da região e a assinatura de convênio do Incra junto à Prefeitura de Marabá para revitalização de estradas e construção de pontes, durante o evento.
“Toda ajuda que recebemos é muito bem-vinda, através de parlamentares, como senador Zequinha Marinho destinando recurso à Marabá. É muito importante para gente. Assim como para essas pessoas, que hoje recebem o título da sua área, que esperam há décadas. Um trabalho gratificante capitaneado pelo Dr. Aveilton, o deputado Joaquim Passarinho. É uma festa, alegria sem tamanho. Todos muito contentes vindo prestigiar e receber seu documento”, comenta Luciano Lopes.
revitalização de estradas e construção de pontes
Uma das mais animadas era a Elizabete de Sousa dos Santos, 56 anos, ela conta que é proprietária de uma terra há 17 anos, na gleba do Geladinho, e aguardava esse momento há muito tempo. “Sentimento de alegria, de realizar o sonho de ter uma propriedade titulada. Muda muita coisa porque agora temos um título, que nos dá vários direitos, sabemos que realmente somos os proprietários com direitos e garantias”, celebra.
Nas palavras do Superintendente do Incra, Leonardo Santana, o documento representa “O direito jurídico da propriedade, paz no campo e desenvolvimento da região”. Ele ressalta que são mais de 100 títulos entregues somente na cidade de Marabá.
“São entregas de títulos definitivos de terra de projetos de assentamentos da região, como das glebas públicas federais. É um momento para fechar o ano. Celebrar e agradecer aos parceiros. Momento que não está acontecendo só agora, esse ano foram mais de 2500 títulos entregues e de 2019 para cá mais de 35 mil títulos na região”, acrescenta Leonardo.
O deputado estadual eleito, Aveilton Silva de Sousa, ex-superintendente do órgão, destaca a importância do dia, fruto do trabalho realizado desde sua gestão. “É um ação muito importante, o Incra dando continuidade na titulação definitiva dos produtores rurais, tanto em área de assentamento quanto de gleba. Ficamos felizes de ver que o Incra continuar no caminho de atender essa grande demanda. Vamos continuar brigando para continua esse caminho, além cuidar da infraestrutura, do lado social e das políticas públicas”, ressalta.
A ação garantiu os direitos do Jonatan Marcos de Queiroz, 67 anos. Ele disse que agora vai construir uma casa para deixar aos filhos. “Sentimento de muita alegria, porque moro no Projeto de Assentamento há 22 anos. Venho lutando e graças a Deus hoje conseguimos. Agora muda tudo, com esse documento temos a garantia de fazer minha casa e poder deixar para os meus filhos”, conclui.
Durante o evento, foram entregues títulos definitivos para famílias que vivem em glebas federais localizadas nos municípios de Marabá, Nova Ipixuna, Breu Branco, Itupiranga, Jacundá, Parauapebas, Eldorado do Carajás, Abel Figueiredo, Rondon do Pará, São Domingos do Araguaia, São Geraldo do Araguaia, Piçarra, Xinguara, Nova Ipixuna, Novo Repartimento, Pacajá, Pau D’arco, Redenção, Rio Maria, São Félix do Xingu, Água Azul do Norte, além de Projetos de Assentamento.
Os títulos foram expedidos pelo Incra e o trabalho contou com apoio dos Núcleos Municipais de Regularização Fundiária em funcionamentos nos municípios citados, a partir de acordos de cooperação do Programa Titula Brasil firmados pelo instituto com as prefeituras.
O Pará é o estado com o maior número de agricultores regularizados e titulados pelo Incra. Já foram mais de 100 mil documentos, sendo 60% desse total na área da Superintendência Regional 27, em Marabá.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Paulo Sérgio