Semed: Premiação do concurso “Merendeiras: Servindo com Amor” será em janeiro
A Secretaria de Educação de Marabá (Semed) recebe vários elogios quanto à merenda escolar tanto nas unidades de ensino da rede municipal, quanto estadual, já que a Prefeitura é quem garante a merenda escolar também dos estudantes do ensino médio. A merenda escolar da cidade é saudável e diversificada, contando com 70 itens, sendo mais de 20 da agricultura familiar.
Para garantir que as opções de lanches e pratos sejam ainda mais diversificados, bem como para valorizar o trabalho das merendeiras, a Semed, por meio da Coordenadoria de Alimentação Escolar (CAE), promoveu recentemente o concurso concurso Merendeiras: Servindo com Amor, como explica a Gláucia Nogueira, uma das coordenadora da Alimentação Escolar da Semed.
“O concurso de merendeiras surgiu de uma iniciativa das nutricionistas porque elas desempenham, ao longo do ano, diversas atividades pra trazer essa conscientização de alimentação saudável nas escolas, bem como para valorizar ainda mais as pessoas que são importantes, como as merendeiras, que desempenham esse trabalho, criaram esse concurso para ver como que elas avaliariam essa questão da criatividade, juntando os itens que são fornecidos pela merenda escolar”, ressaltou.
Na avaliação das merendeiras inscritas, um dos critérios era a criatividade para usar dois tipos de proteínas (carne e frango) e mais de dois itens da agricultura familiar. Segundo a nutricionista Fabíola Badu, responsável técnica pelo programa de alimentação escolar, a ideia é valorizar também a agricultura familiar da região. Ela ressalta ainda que as novas receitas estão sendo bem aceitas pela comunidade escolar
“A gente teve uma grande e boa aceitabilidade. Durante essa segunda fase, a gente acompanhou todos os procedimentos de boas práticas, vestimentas e replicação do cardápio. Tiveram umas caixinhas que as crianças e adolescentes diziam se gostaram ou não. Então, assim, a recusa foi foi de 0,0 e 0,1. Deu pra ver que a aceitabilidade foi ótima. É bem gratificante quando a gente vê que está sendo bem executado esse trabalho”, pontuou.
A premiação das merendeiras vencedoras do concurso “Servindo com Amor” será em janeiro de 2023, em um evento restrito às merendeiras e gestores das escolas envolvidas. “Como a gente está vendo que vai ser sucesso, a gente pretende continuar nos próximos anos”, revela a nutricionista Fabíola Badu.
Texto: Secom
Fotos: Divulgação Semed