Seaspac: Conselhos da Criança e do Idoso recebem doação do Banco da Amazônia
Na manhã desta terça-feira (13), o Banco da Amazônia oficializou a doação no valor de R$ 40 mil para o Conselho Municipal do Direito da Criança e Adolescente (CMDCA) e R$ 50 mil para o Conselho Municipal do Direito da Pessoa Idosa (CMDPI). Participaram da cerimônia, representantes do órgão, dos dois conselhos e da Secretaria Municipal de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (Seaspac).
A advogada Kelly Nocetti Sevilha, presidente do CMDCA, explica que o recurso será aplicado em ações que visam beneficiar e proteger os menores. “Ações como campanhas, fomentação de projetos, seguindo a Lei 13.019, que é deliberado pelo conselho através do seu colegiado, que decide quais são as necessidades. Como cursos profissionalizantes, recursos escolares, aulas de dança ou esporte. As possibilidades são múltiplas”, destaca.
Kelly ressalta que recentemente foi realizada “a maior conferência da criança e do adolescente do interior do Pará, em que foram ouvidas as necessidades e demandas para utilização do recurso no próximo ano”.
A presidente do CMDPI, Eliude Lima Roberto Ribeiro, também ressaltou que esse recurso ajudará a cumprir demandas e ações. “Esse valor é uma conquista. Realizaremos mais eventos durante o ano, faremos mais ações, precisamos de deslocamento de uma cidade e outra para ir atrás de denúncias e demandas, no Junho Lilás usamos o recurso para fazer documentos. Então é de muita valia para gente ter nosso próprio recurso”, comemora.
O superintendente do Banco da Amazônia, Wanderley Santos, explica que a instituição tem buscado intensificar a participação no interior e, além de Marabá, as cidades de Parauapebas e Novo Repartimento foram beneficiadas.
“Buscamos isso porque antes ficava tudo pela capital, mas precisamos que os fundos estejam aptos a receber o recurso. Por isso é bom ser parceiro da Prefeitura de Marabá porque é uma prefeitura organizada e conseguimos uma parceria saudável, atendendo todos os critérios legais exigidos e ficamos feliz de estar contribuindo com essa ação tão importante”, explica.
A titular da Seaspac, Nadjalucia Oliveira, explica que o dinheiro vai para os fundos específicos do conselho e não fica à disposição da prefeitura. Ela também ressalta que as pessoas podem doar e ter esse valor abatido do imposto de renda.
“Importante colocar que qualquer pessoa pode fazer a doação para os conselhos municipais que eles terão dedução em seu imposto de renda. Então convido a população para fazer essa doação. São conselhos setoriais que trabalham diariamente com a população e são muito determinados para avançar nessas políticas públicas específicas do seu público”, conclui.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Paulo Sérgio