Sevop: Drenagem busca sanar problemas de alagamento em Morada Nova
O bairro Rezende no núcleo de Morada Nova recebe amplo serviço de infraestrutura em drenagem para sanar um antigo problema de alagamentos no local. O trabalho consiste no aumento da profundidade de um canal que corta todo o bairro e na colocação de manilhas de 600mm para uso em galerias e águas pluviais.
Na manhã desta quinta-feira, 15, uma máquina avançava na abertura do canal. O percurso terá aproximadamente 600 metros e corta a principal via do bairro, a Rua Dr. Cursino Azevedo. Outra equipe faz a montagem em madeira sobre a área onde ficarão as manilhas ao longo do percurso.
De acordo com moradores, o local era frequentemente alvo de alagamentos devido ao transbordamento da galeria que não suportava a força da água e invadia as residências. Até mesmo a passagem de pedestres no local era um grande problema devido os alagamentos.
O aposentado Osvaldo Pereira de Sousa mora no local há mais de 20 anos e conhece bem essa realidade. “Quando eu cheguei só era mato e água. Agora está fazendo a drenagem, aqui era tudo alagado e agora está vindo à obra e nosso sonho é que termine logo pois está ficando muito bom e eu fico satisfeito, pois antes era muita dificuldade e a gente não podia nem sair de casa porque era tudo alagado”, relata.
O comerciante José de Sousa Silva também compartilha com o relato de seu Osvaldo e diz que com a chegada da drenagem, a tendência é a melhoria para a população. “Aqui era crítico e está caminhando para ficar bom. Essa obra agora com certeza vai melhorar a vida de muitos moradores aqui do bairro. No inverno, então, era mais difícil ainda. Esperamos que esse problema possa ser resolvido porque começou essa obra”, relatou José Cruz.
As obras começaram esta semana e devem ser finalizadas nas próximas semanas. O vereador Aerton Lima da Cruz, popular Aerton, o Grande, acompanha o desenvolvimento da obra que vai beneficiar mais de 200 famílias no bairro.
“É uma obra em que a população e o bairro necessitam. Vai dar uma melhor qualidade de vida e aqui os problemas estão sendo sanados. Essa obra vai mudar a vida das pessoas, pois aqui não passava carro e nem moto e agora a população vai poder passar, é mais dignidade para os moradores”, comenta.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Sara Lopes