Dezembro Vermelho: SAE/CTA já realizou mais de 1500 testes rápidos durante ações da campanha
A Campanha Dezembro Vermelho de combate a AIDS/HIV, promovida pelo Serviço de Atendimento Especializado/Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA/SAE), cujo objetivo é conscientizar as pessoas quanto à necessidade de realizarem rotineiramente os testes de detecção da doença, iniciou no dia 4 com o 3º Passeio Ciclístico e seguiu com várias ações itinerantes, finalizadas neste domingo, dia 18.
As ações contabilizam 1.566 testes rápidos realizados, dos quais foram 84 no Ginásio Osorinho, 244 na Feira do bairro Laranjeiras, 200 na Unifesspa e 1.035 em três ações no shopping Partage Marabá.
A coordenadora do SAE/CTA, Katiane Chaves, explica que essas ações são pontuais em dezembro, mas são realizadas ações itinerantes em todo município e região para alcance e diagnóstico das pessoas que vivem com HIV.
O atendimento para testagem rápida e sorologia é realizado de segunda a sexta-feira, a partir das 7h. “Priorizamos pela manhã devido a uma gama de serviços ofertados aqui, seguindo fluxograma interno de monitoramento e entrega de resultados”, ressalta.
Identificando a pessoa em situação reagente para o HIV ou outras IST, o SAE/CTA tem uma equipe multiprofissional para dar início ao tratamento de maneira contínua, através de profissionais como assistente social, enfermeiro, psicólogo, farmacêutico, bioquímico e biomédico. Há uma equipe completa para monitorar essas pessoas em sua totalidade.
O CTA de Marabá é uma UDM (Unidade Dispensadora de Medicamentos), onde é realizado o trabalho de prevenção, promoção e tratamento, com a dispensa de medicação para as pessoas que vivem com HIV.
Marabá e região tem em torno de 3.800 pessoas cadastradas no programa.
Serviço
O SAE/CTA fica localizado próximo ao Hospital Materno Infantil, na Marabá Pioneira e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com testagem rápida para Infecções Sexualmente Transmissíveis, distribuição de preservativo e outros serviços de aconselhamento e prevenção.
Texto com informações de Osvaldo Henriques
Fotos: Divulgação SAE/CTA