Turismo: Semtur entrega certificados para concluintes de curso de trilhas e caminhadas
Com o objetivo de difundir ainda mais o Turismo Ecológico em Marabá e região, a Secretaria Estadual de Turismo (Setur) em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo de Marabá (Semtur) realizou no período de 10 a 20 de maio deste ano, o I Curso de Condutor Ambiental em Trilhas e Caminhadas.
A entrega de certificados aos participantes aconteceu na última sexta-feira, 16. O evento contou com a participação de trinta pessoas de três municípios da região do Carajás. Além de Marabá, houve participantes de Brejo Grande do Araguaia, Bom Jesus do Tocantins e pessoas da comunidade ligadas a empresas de turismo e também ativistas ambientais.
Welson da Silva trabalha na divulgação das atrações turísticas da região. Para ele, Marabá é um grande centro de atrações de turismo principalmente em relação ao potencial ambiental da região. “Temos que agradecer a esse primeiro curso e esperamos que em breve possa vir outro curso, pois Marabá cresce muito nesse setor e muita gente quer conhecer mais a nossa região. Temos que mostrar tudo que a gente tem de bom, temos muita beleza para mostrar”, disse.
O curso foi realizado em dois módulos e teve o Parque Zoobotânico de Marabá como um dos pontos de estudo e aprimoramento dos participantes. Entre o conteúdo teve aulas de sobrevivência na selva, uso de equipamentos e roupas adequadas, primeiros socorros, entre outros.
“Nós temos que agradecer pelo Estado nos dar essa oportunidade de fazer esse curso e foram salas cheias. Nossa região Amazônica e Marabá estão inseridas neste contexto. Temos vias de tráfego fluvial e passagens em meio à natureza, espero que possamos explorar ainda mais nossas atrações turísticas e divulgar nosso potencial para o Brasil e para o mundo” pontuou Marlene Borges de Carvalho, participante do curso.
O evento também teve o apoio do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor), Instituto de Desenvolvimento Florestal do Pará, Corpo de Bombeiros Militar, ICMBio (Instituto Chico Mendes de Biodiversidade) e Prefeitura de Marabá, através da Secretaria Municipal de Turismo.
“Foi uma diversidade de participação desde pessoas da comunidade como também do ecoturismo, preservação ambiental. São multiplicadores, pois estão fazendo um trabalho para desenvolver esta área do turismo e devemos pensar em outra vertente: o turismo ecológico, o turismo da natureza, para contemplar outros elementos da natureza e que vêm atraindo muita gente para esta área”, afirmou Ísis Monteiro Mourão, Coordenadora de Turismo.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Sara Lopes