Saúde: CEI realiza programação do Dezembro Laranja de combate ao câncer de pele
O Centro de Especialidades Integradas (CEI) iniciou a programação do Dezembro Laranja, campanha que conscientiza sobre os cuidados a respeito do câncer de pele, nesta segunda-feira, 19.
A abertura da programação foi uma palestra com a médica dermatologista do CEI Dyana Melkys, sobre o câncer de pele, a prevenção e os cuidados que as pessoas devem ter.
“A campanha Dezembro Laranja é uma campanha da Sociedade Brasileira de Dermatologia, que nós trouxemos para Marabá com apoio da Secretaria de Saúde, que fala exatamente sobre o câncer de pele. O câncer de pele tem a importância de fazer uma campanha, de parar um mês e virar o Dezembro Laranja porque é o tumor mais frequente do Brasil, é o câncer mais comum. O câncer de pele é mais frequente até do que o câncer de mama e o câncer de próstata, por isso essa importância”, ressalta a dermatologista.
Um fator que a médica destaca é que os moradores da região norte, em especial, têm forte exposição à radiação solar durante todo o ano, sendo necessários maiores cuidados. A dermatologista alerta sobre os principais sinais.
“É aquela pinta que mudou de tamanho, mudou de forma, mudou de cor ou então sangrou ou então aquela lesão que não cicatriza nunca. Você vai lavar o rosto, sangra com facilidade ou então é aquela ferida que era pequena e começou a aumentar de tamanho, principalmente nas pessoas com a pele um pouco mais clara”, reitera.
Apesar disso, todas as pessoas precisam tomar as devidas precauções, a fim de evitar a doença. Diante disso, o CEI irá atender 120 pacientes que já estavam na fila para serem atendidos na especialidade, até quarta-feira.
Dentro da programação ainda terá palestras na terça e na quarta-feira, além das consultas, como explica Allem Lisboa, coordenadora da Educação Continuada Escola de Saúde.
“Além dessas orientações, após o atendimento, o paciente é encaminhado para nossa regulação e será dada a continuidade do tratamento, caso seja detectado o câncer ou não. O câncer é uma doença que não pode esperar. Detectar essas pessoas que estão aguardando na fila o quanto antes, isso faz toda a diferença na vida do paciente, no seu tratamento, na evolução da doença”, explica Allem Lisboa.
Sulamita Melo é coordenadora pedagógica e levou o filho ao CEI para uma consulta com fonoaudiólogo e aproveitou a programação do Dezembro Laranja.
“Eu achei muito importante a palestra, ainda mais na nossa região que tem um sol maravilhoso. A médica chama atenção para isso, essa exposição constante ao sol. E falar sobre câncer de pele é um assunto muito importante, pois acaba conscientizando as pessoas, chama atenção para isso. De repente, você vai para o sol e esquece de passar protetor solar e não se atenta para essa questão… correndo risco de ter o câncer de pele. Até me informei como faz para marcar uma consulta. Achei muito importante. Ela conseguiu expor o assunto com muita clareza, com muita objetividade”, destaca Sulamita Melo.
O CEI possui dois médicos dermatologistas e as consultas acontecem mediante regulação da Secretaria Municipal de Saúde de Marabá (SMS), a partir do encaminhamento das Unidades Básicas de Saúde, assim como as demais especialidades.
“A gente foca sempre no mês de dezembro nesse tema. A gente tira para fazer um momento especial de prevenção. A gente aproveita para divulgar para a comunidade, para a sociedade da importância da prevenção. É função do Centro de Especialidades, faz parte das nossas atribuições envolver a população nesses temas”, explica o gerente do CEI, Fábio Lima.
Cuidados
Entre os principais cuidados que a pessoa deve ter está o uso do protetor solar com Fator de Proteção Solar (FPS) a partir de 30 e reaplicar a cada três horas; evitar exposição ao sol entre 9h e 15h quando há maior índice de radiação ultravioleta; e utilizar chapéu e roupas que diminuam a exposição ao sol.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Sara Lopes