Saúde: SAE/CTA superou a meta e realizou mais de 26 mil testes de IST’s em 2022
O Serviço de Atendimento Especializado/Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA) de Marabá fechou o ano de 2022 com balanço positivo a respeito do número de ações itinerantes e testes rápidos realizados, ampliando o número de pessoas atendidas.
Segundo o CTA, até 18 de dezembro foram 58 ações itinerantes, que resultaram em 10.848 testes realizados. A meta do SAE/CTA de realizar 50 ações e seis mil testes foi ultrapassada durante este ano. Além disso, somente no próprio Centro foram 16.029 testes realizados até o início de dezembro. Com a soma dos testes na sede e os itinerantes foram 26.877 testes de Infecções Sexualmente Transmissíveis.
A coordenadora do centro, Katiane Chaves, ressalta a importância do acesso das pessoas à testagem rápida e as metas alcançadas com o suporte da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
“Ressaltar a importância do teste rápido, falar sobre esses números, é muito bom. Muito feliz em falar desse quantitativo de alcance de pessoas enquanto testagem rápida. Chamar atenção das pessoas para a importância que é o diagnóstico precoce. Só se sabe que se tem uma IST através do teste rápido”, destaca a coordenadora.
Além das ações itinerantes, o SAE/CTA também realizou ao longo do ano importantes campanhas de conscientização como o Julho Amarelo de combate às Hepatites B e C, Outubro Verde voltada para a prevenção da Sífilis e fechou o ano com a campanha Dezembro Vermelho de conscientização sobre o HIV/Aids.
“É muito importante as pessoas entenderem que todas as campanhas de saúde de fato têm um objetivo comum que é prestação de serviço de saúde à população em geral. O SAE/CTA é responsável por desenvolver ações, planejamento e estratégias com o objetivo final de alcance do diagnóstico precoce das IST’s. Sempre que a Secretaria Municipal de Saúde informar com relação a essas campanhas, é importante que as pessoas identifiquem que ali elas têm acesso a um serviço que é do SUS, que é gratuito, sigiloso e tem como objetivo o diagnóstico precoce das IST’s”, reitera a coordenadora.
Para 2023, o SAE/CTA seguirá com a programação de ações itinerantes, campanhas temáticas e no início do ano estará com a campanha voltada para o carnaval com ações de testagem rápida e distribuição de insumos de prevenção.
“Todo ano o SAE/CTA de Marabá desenvolve ações com miniblocos, distribuição de insumos de prevenção, levando informação para a sociedade de maneira mais acessível em alguns pontos da cidade. É a primeira campanha do ano”, reitera a coordenadora.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Paulo Sérgio