Obras: Bairro Liberdade vai ganhar nova quadra esportiva na Escola Irmã Theodora
A nova quadra poliesportiva, que já está quase pronta e irá atender cerca de 587 alunos do ensino fundamental e outros do ensino médio que estudam na Escola Irmã Theodora, no Bairro Liberdade. A obra mede 18 por 31 metros e está 80% concluída.
O Ginásio Poliesportivo Raimundo Nonato de Oliveira, conhecido como “Nonatinho”, deve receber aulas e jogos de futsal, handebol, basquete e vôlei. A revitalização do espaço contempla também as salas ao redor da quadra onde acontecem aulas de projetos esportivos como capoeira, balé e judô.
“A quadra estava um bom tempo precisando da reforma. É promissora para nós da escola e a própria comunidade, valoriza nosso bairro. Uma quadra bonita, grande, salas interativas, que usamos como projetos educativos. Temos balé, capoeira e pretendemos incluir também o judô”, explica a coordenadora pedagógica da escola, Conceição Lima Pereira, destacando que a escola também possui projeto de xadrez e que as mudanças no espaço influenciam no aprendizado e autoestima dos alunos.
“Os projetos ajudam os alunos a se valorizar e, melhorarem a autoestima. Aqui é uma escola carente e mantém eles fora da rua, mais nas escolas, fazendo atividades que beneficiam o social deles”, completa.
A reforma da quadra pode ser dividida em quatro grandes áreas. Uma delas diz respeito aos dois camarins no fundo da quadra, , como explica a engenheira da Secretaria de Viação e Obras Públicas (Sevop), Larissa Brás. “Foram retiradas as esquadrias antigas, adaptadas portas para maior acessibilidade, retiradas louças revestimento, tudo mudado, inclusive o piso que era cerâmico e virou o da alta resistência”, pontua, ressaltando que a segunda área é em relação aos vestiários, banheiros, lanchonete e parte administrativa.
“Vestiários e banheiros foram retirados todas as louças e trocadas por novas. Os vidros são novos, além claro, revestimento e piso. O espaço ganhou também uma área de forro que antigamente era aberto, forramos a lanchonete e administrativo. É uma área bem ampla”, acrescenta.
As arquibancadas terão capacidade para 800 pessoas. “Retiramos os guarda corpos e colocamos novos com maior acessibilidade, assim como novos degraus que não existiam. O projeto antigo era de 2000 e fizemos essas adaptações”, explica.
A última parte diz respeito à quadra em si, onde foi feita toda a troca de cobertura e vedação das telhas de vidro, reforma do piso e fachada. Por fim está sendo feita a pintura completa. “É um projeto completo que com certeza irá melhorar muito o uso do espaço pelos alunos”, finaliza a engenheira.
A obra conta também com três depósitos. Toda parte elétrica também foi trocada.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Sara Lopes