SSAM: Bairros Araguaia, N. Sra. Aparecida, Residencial Tiradentes e Folha 28 recebem limpeza de grotas e bueiros
O período de chuvas em Marabá já começou, o que eleva os níveis das águas dos canais e grotas da cidade. Por isso, o Serviço de Saneamento Ambiental (SSAM) alerta aos moradores para que não joguem lixo nos canais ou nas ruas, pois dificulta o fluxo da água e pode causar alagamentos e outros transtornos.
Para evitar que esses problemas aconteçam, os servidores do SSAM atuam diariamente na limpeza destas áreas. O trabalho ocorre de forma intensiva e as equipes estão distribuídas em vários pontos. Ontem, 20 e hoje, 21, as máquinas do SSAM atuam no Residencial Tiradentes, em Morada Nova e no Bairro Araguaia, popularmente conhecido como Fanta.
Retroescavadeiras são utilizadas para a retirada do material com maior volume, conforme explica Odilon Cerqueira, Coordenador da Limpeza Pública. “Esse trabalho é realizado durante todo o ano, mas nesse período de chuva, a vegetação cresce muito rápido, sem falar no processo de assoreamento que ocorre e muita lama entra nos canais, que devem ser constantemente limpos”, explica.
Todos os dias, as equipes são direcionadas para os bairros. Cada uma delas é composta por cerca de 15 pessoas, totalizando 50 servidores, em média. Somado a isso, há o trabalho das máquinas pesadas, como as retroescavadeiras e caçambas, que fazem o transporte de entulhos.
Equipes também atuam com trabalho manual na rua Mestre Olívio, Marabá Pioneira; nas grotas do Bairro Nossa Senhora Aparecida e na Grota na Folha 28. O serviço de infraestrutura realizado pela Sevop está reduzindo as ocorrências de transtornos e alagamentos.
A grota também passa por um processo de urbanização com a pavimentação dos trechos que ligam a rotatória da Folha 16 à divisa das duas Folhas, 21 e 27.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Sara Lopes e Secom