Semed: 2022 representa um ano de avanços e recomposição da aprendizagem
Em 2022, a avaliação da equipe da Secretaria Municipal de Educação de Marabá (Semed) é que apesar do contexto pós-pandemia, o município conseguiu avançar na recomposição da aprendizagem dos alunos, além de alcançar excelentes resultados em competições nacionais.
A grande frente de trabalho da Semed foi a estratégia chamada “Acampamento pedagógico”, onde por dez dias, a cada bimestre os estudantes ficavam imersos em leitura e escrita voltadas para as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.
“Isso foi muito legal porque no primeiro acampamento, a gente fazia um diagnóstico para ver em que nível de aprendizagem as crianças estavam. Os estudantes saíam das suas salas comuns e ficavam juntos com alunos que estavam com dificuldades similares as deles”, explica o Diretor Geral de Ensino da Semed, Fábio Rogério Rodrigues Gomes.
A cada novo ciclo do acampamento pedagógico um novo diagnóstico era realizado a fim de acompanhar o desenvolvimento dos estudantes. Além disso, as escolas também realizaram atividades de reforço no contraturno.
Os esforços confirmaram o trabalho realizado nos últimos anos. Em 2022, a rede municipal de ensino conquistou 22 medalhas de ouro, 14 medalhas de prata e 20 medalhas de bronze em competições como Olimpíada Brasileira de Matemática, Olimpíada Brasileira de Astronomia e Mostra Brasileira de Foguetes.
Outro destaque foi o estudante Kauã Pablo Soares Carneiro, 15 anos, da Escola Municipal Paulo Freire, que conquistou o primeiro lugar da Região Norte no Concurso Nacional de Poesia do Ministério da Educação. A poesia escrita pelo estudante será uma das que estarão nos livros didáticos do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD).
A titular da Semed, Marilza Leite, reforça o comprometimento dos profissionais que compõem a Secretaria na união de forças para a recomposição da aprendizagem dos estudantes.
“Nós tivemos um resultado muito positivo. Todos os profissionais abraçaram a causa, trabalharam de uma maneira bastante coesa, junto com a Secretaria de Educação. Nós temos um time muito dedicado, muito bom. Os nossos diretores atuaram de maneira bastante proativa em relação, não só ao aprendizado, mas também em busca de recompor a estrutura das escolas, fazer aquilo que de repente a pandemia nos impediu de fazer”, explica a secretária.
O Diretor Geral de Ensino, Fábio Rogério Gomes, também ressalta que 2022 foi o ano de retomada de diversas atividades que compõem o calendário da Educação.
“Em 2022, a gente voltou com o nosso Concurso Municipal de Redação e Desenho, com o Dia da Família na Escola, Semana da Pátria, Jogos Estudantis, Mostra Municipal de Educação, Concurso de Vídeo em homenagem ao professor, a gente volta premiando os destaques da Educação no município. Tudo isso ficou paralisado por dois anos. É um saldo positivo que a Secretaria de Educação traz para o ensino no ano 2022”, acrescenta Fábio Rogério Rodrigues.
O planejamento letivo para 2023 foi discutido e debatido com diretores, vice-diretores, coordenadores pedagógicos, orientadores educacionais e toda a equipe técnico-pedagógica. Os temas da Mostra de Educação, Semana da Pátria, datas e locais já foram acertados. O diretor ressalta os objetivos para o próximo ano.
“O foco pedagógico é a leitura e escrita como construtoras do desenvolvimento social do estudante. Firmemente para apoiar os estudantes nas dificuldades, no prejuízo que eles tiveram em sua aprendizagem em decorrência da pandemia. Então, a gente está mais uma vez orquestrando um grande movimento pensando na aprendizagem escolar, pensando em apoiar os estudantes na sua aprendizagem escolar. É preciso continuar firme nesse propósito. Eu acho que a clareza da Secretaria nesse propósito foi o que levou Marabá para esse cenário nacional de destaque na Educação municipal”, reitera.
A Semed também realizou capacitação voltada para as merendeiras da rede municipal. Para o próximo ano, a secretaria pretende realizar cursos para os auxiliares de secretaria, agentes de portaria e serviços gerais.
“O que nós esperamos de 2023? Um ano melhor ainda. Nós temos o entusiasmo de todos aqui. Nós percebemos que os profissionais acreditam no que está sendo proposto. Estão vestindo a camisa literalmente para fazer da Educação de Marabá uma referência”, avalia Marilza Leite.
“Desejar a todos um Feliz Natal, agradecer todos os parceiros, todas as secretarias que nos ajudam, todas as parcerias que nós temos, todos os convênios que nos ajudam a fazer esse trabalho melhor e mais tranquilo. O que nós esperamos é um sucesso maior ainda em 2023”, finaliza a titular da Semed.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Paulo Sérgio / Arquivo Secom