Ano novo: Marabaenses cheios de esperanças e fé para 2023
Com a chegada de um novo ano, é comum as pessoas pensarem em novas perspectivas, além de fazer um balanço do ano que termina. Em Marabá, pelas ruas do centro comercial da Marabá Pioneira, algumas pessoas compartilharam sentimentos sobre o novo ano que chega.
Em meio aos comerciantes, encontramos Joserides Gomes, 83 anos, conhecido popularmente como Pernambuco. Ele é natural de Recife e chegou em Marabá em 1970, em busca de uma vida melhor.
A família do vendedor de chapéus é grande. São 20 filhos, 75 netos e 15 bisnetos. De segunda a sábado, ele vende produtos na feira da Marabá Pioneira, e aos domingos trabalha na Feira da Folha 28. O vendedor não tem o que reclamar de 2022, pois ele e a família tiveram saúde. Sobre os planos para o próximo ano, ele compartilha que ao longo dessas oito décadas de vida conseguiu realizar o que desejava.
“Para mim, a riqueza da pessoa é a saúde. Agora, eu espero que o ano que se aproxima, 2023, seja melhor não só para mim como para a população toda de Marabá, em movimento, que corra mais dinheiro e muita paz em todos os lares marabaenses, com muita saúde para todas as famílias. Eu não tenho plano nenhum. Os meus planos já foram realizados até agora e daqui para frente, estando com saúde, esse é que é o meu plano”, afirma.
Quem andava pela centro comercial da Marabá Pioneira era a dona de casa Jeiza Nascimento, de 30 anos. Moradora da Folha 28, ela veio há alguns anos de Tucuruí.
Sobre os planos para 2023, ela conta que já realizou um em 2022, o de se casar. Jeiza exibe o anel que representa o enlace.
“Eu já entrei de casamento novo, graças a Deus, já estou com aliança nova. Em 2023, eu espero melhoras para mim, muitas bençãos, muito dinheiro no bolso, para vocês também em nome de Jesus”, ressalta a dona de casa.
Assim como milhões de outros brasileiros, Jeiza tem um sonho simples, que significa dar sentido ao sentimento de ter escolhido Marabá para viver. “Construir a minha casa aqui em Marabá porque estou morando de aluguel. Estou amando Marabá”, afirma.
Ela finaliza com uma mensagem para o próximo ano. “Feliz ano novo, um próspero ano novo para todos e que venham bençãos na vida de vocês e na minha vida. Paz, alegria, felicidade e muito amor”, conclui.
Vanda Monteiro tem 60 anos, sendo duas décadas como vendedora de roupas. Todos os dias, acorda às 5h da manhã para sair de Morada Nova, onde mora, para estar às 6 horas na Marabá Pioneira.
Sendo o retrato de tantas outras mulheres brasileiras, donas do próprio negócio, ela conta que pretende colocar em prática algumas mudanças, como ter a própria loja perto de casa.
“O sonho que eu tenho é de levar essa mercadoria para a minha casa, montar uma loja. Eu espero que dê tudo certo lá porque eu não tenho idade para estar nesse vai e vem. Isso aqui eu tenho que montar e desmontar tudo todo dia e eu já estou cansada”, explica a vendedora.
Que os sonhos dela sejam realizados
Ela conta que 2022 foi um ano bom e que teve o mais importante: saúde. Para o próximo, ela tem fé que será um ano bom também com saúde e com coragem para trabalhar.
“O que eu desejo para todo mundo é que seja um ano bom, com saúde, com respeito, que hoje em dia está difícil, as pessoas não estão respeitando ninguém. Eu acho que se todo mundo respeitasse uns aos outros não seria hoje do jeito que está”, reitera Vanda Monteiro.
Há também quem sonhe em passar em um concurso público como o Tiago Guedes, que trabalha em uma loja como locutor, buscando atrair os clientes que passam na rua.
“Em 2023 disseram que vai ter vários concursos e a gente tem que partir para cima, né?! Não ficar só em um emprego. A gente tem que partir para cima, fazer concurso, ser concursado”, destaca.
Para o próximo ano, ele deixa um recado de esperança.
“Que 2023 entre com prosperidade, amor e saúde a todos. Que Deus venha abençoar a vida de cada pessoa, a vida da população de Marabá. Que 2023 possa entrar com mais trabalho para o povo”, finaliza.
Que a aprovação e a nomeação venha em 2023
Nós também desejamos um ano ainda melhor para todos. Feliz 2023. Feliz Marabá.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Sara Lopes