Semed: Matrículas na rede municipal continuam até dia 13
A Secretaria Municipal de Educação de Marabá (Semed) segue até 13 de janeiro com a matrícula de novos alunos em uma das 201 escolas e 37 núcleos de Educação Infantil da rede de ensino. Até agora, a Semed avalia que as matrículas ocorrem de maneira tranquila.
As matrículas ocorrem por meio da internet. Os pais que não tiverem acesso à internet ou tiverem dificuldade em manusear o sistema, podem se dirigir às escolas pretendidas para serem orientados. Além disso, também podem procurar diretamente a sede da Semed, que conta com equipe técnica para realizar a orientação de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h.
Lembrando que apenas a pré-matrícula é realizada pelo site e voltada para novos alunos vindos das redes particulares, estadual ou de outros lugares. Após essa fase, os pais devem procurar a escola com os documentos em mãos para confirmar a matrícula com a assinatura do termo de compromisso.
Entre os documentos solicitados estão a ressalva, caso seja aluno transferido, documentos pessoais do aluno, comprovante de endereço, foto 3×4, Cartão Sus e cartão Bolsa Família.
A secretaria utiliza critérios geográficos para que os pais consigam vagas para seus filhos em escolas próximas às suas casas. No entanto, por alguns fatores como o fato da escola atender um bairro grande pode não haver vagas para o estudante. Diante disso, a Semed sempre busca uma alternativa.
“A secretaria se responsabiliza, se compromete em não deixar nenhuma criança em idade escolar fora da escola. É importante dar essa garantia para a sociedade, que às vezes os pais ficam preocupados. É dever do Estado e direito da família assegurar a matrícula para a criança em idade escolar”, destaca o Diretor Geral de Ensino/Semed, Fábio Rogério Rodrigues.
A expectativa da Semed é que ao final da matrícula, a rede municipal de ensino de Marabá tenha entre 51 e 52 mil estudantes.
Em casos excepcionais, a Semed poderá realizar a matrícula de novos alunos após o dia 13. Por exemplo, quando a família do aluno mudou-se para a cidade após essa data. A orientação é que os responsáveis devem procurar imediatamente a secretaria para a matrícula.
As aulas iniciam no dia 23 de janeiro. Entre os dias 17 e 19, cerca de 2.500 professores participarão da Jornada Pedagógica que trabalhará a leitura e escrita enquanto construtores de desenvolvimento social junto aos alunos, alinhando estratégias para a recomposição da aprendizagem deles ao longo do ano por causa da pandemia.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Paulo Sérgio e Arquivo/Secom