Janeiro Branco: Servidores do HMI recebem programação sobre cuidados com saúde mental
O Hospital Materno Infantil de Marabá (HMI) recebeu, nesta terça-feira, 10, a abertura da programação da Campanha “Janeiro Branco“, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Coordenação de Saúde Mental. O evento contou com palestra sobre a importância do cuidado com a saúde mental, ginástica laboral, além de dinâmicas.
Os mais de 30 servidores presentes acompanharam um vídeo sobre o tema da campanha 2023 que é “A vida pede equilíbrio”.
A diretora administrativa do HMI, Alciléia Tartaglia, ressalta que o hospital já possui ações voltadas para o cuidado com os servidores como ginástica laboral e massoterapia e que a programação da campanha veio para somar a essa atenção com eles.
“É um momento muito importante porque o Janeiro Branco é um mês alusivo à saúde mental. E não só nesse mês como em outros a gente vem tentando acompanhar a saúde mental dos nossos colaboradores. Juntamente com os psicólogos, estamos com um projeto para que a gente possa acompanhar de perto porque o nosso fluxo aqui é muito grande e necessitamos acompanhar a saúde de cada um deles”, explica a diretora.
Uma contribuição importante para a ação foi executada pela Educadora Física, Antonieta Ramos, com a ginástica laboral. Ela atua na ala psicossocial do Hospital Municipal de Marabá (HMM), onde realiza a ginástica laboral com os servidores e pacientes.
Antonieta explica a importância da atividade. Para ela, é um momento de reflexão sobre como encaixar no dia a dia a prática de exercícios físicos que beneficiam o indivíduo como um todo.
“A atividade física faz parte desse conjunto para que nós busquemos esse equilíbrio tanto físico como de uma forma emocional, psicológica. São alongamentos, movimentos que dêem para também mobilizar os nossos músculos e articulações. Então, essa atividade ajuda a evitar lesões, ajuda a evitar dores, ajuda também no condicionamento físico porque também realizamos algumas atividades de coordenação motora”, ressalta.
Em uma das dinâmicas realizadas com os servidores, foi solicitado que eles escrevessem em um post it, com sinceridade, como estavam se sentindo e os grudassem em uma cartolina afixada na parede. O objetivo da dinâmica era refletir com os servidores sobre o autoconhecimento que os ajuda a compreender seus próprios sentimentos.
A palestra foi ministrada pelo enfermeiro psiquiátrico e coordenador da ala psicossocial do HMM, João Augusto Miranda. No bate-papo, ele abordou os serviços de assistência da rede de atenção psicossocial, quando buscar ajuda, sintomas para as pessoas prestarem atenção, além das formas de prevenção e sobre alguns transtornos mentais. Um dos principais focos da campanha este ano são os servidores da saúde, como explica o enfermeiro.
“Nesse Janeiro Branco, nós estamos priorizando, no primeiro momento, abordar de fato os trabalhadores em saúde, devido a importância do cuidador também se cuidar. Para poder oferecer uma assistência de qualidade para o público que atende, a gente precisa de fato estar bem fisicamente, mentalmente, espiritualmente. Nesse sentido, a gente está aqui para tentar promover essa conscientização sobre a busca por esse equilíbrio”, pontua.
Quem participou da programação foi a Técnica em Nutrição, Renata Alves, que trabalha no banco de leite do HMI. Ela trabalha há dois anos no hospital e relata a importância de trazer o debate sobre saúde mental para os seus colegas servidores.
“Eu acho muito importante porque a gente vive em um ambiente que está com muitos casos. Aqui mesmo, a gente tem colegas que sofrem. Então, cada vez mais a gente puder entrar nesse assunto, trazer benefícios, trazer palestras, trazer essa divulgação melhor, é muito bom porque todos nós precisamos, todos nós temos nossos momentos. A gente ficou muito feliz quando divulgaram, tanto é que está cheio de gente aqui”, observa a Técnica em Nutrição.
Serviço
A programação da Campanha “Janeiro Branco” segue no dia 12 com ação voltada para os funcionários do Centro de Especialidades Integradas, no mesmo horário.
Já no dia 17, os servidores do HMM também receberão a programação com ginástica laboral e palestra, a partir das 9h30.
No dia 18, será a vez dos servidores da SMS receberem a ação, a partir das 9 horas.
E para encerrar, no dia 20 acontecem palestras sobre saúde mental, no auditório da Faculdade Carajás, a partir das 8 horas. A programação é voltada para servidores das Unidades Básicas de Saúde.
Cada UBS terá um dia para abordar a campanha “Janeiro Branco”.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Paulo Sérgio