Sicom: Aumento de atendimentos no Sine representa balanço positivo em 2022
O ano de 2022 foi positivo para o Sistema Nacional de Emprego de Marabá (Sine). O serviço registrou aumento significativo nos números gerais de atendimento. Para se ter uma ideia, as pessoas empregadas por meio do serviço passaram de 118 em 2021 para 305 em 2022.
O crescimento também ocorreu no número de trabalhadores que se inscreveram no Sine Marabá em busca de emprego. Em 2021, foram 1.592, número que aumentou para 2.380 em 2022. O crescimento foi de 29%.
Já os dados de atendimento geral mostram que os trabalhadores buscaram mais o Sine em 2022, com mais de 20 mil atendimentos realizados, representando um aumento de 30% em relação ao ano anterior.
O crescimento também ocorreu na confiança dos empregadores no serviço disponibilizado pelo Sine. Em 2021, foram 721 vagas ofertadas por meio do painel de vagas, passando para 864 em 2022.
“Nós tivemos um aumento de aproximadamente 15% no volume dessa parceria. Isso indica que o Sine está buscando fortalecer essa parceria com o empregador marabaense, exatamente para que a gente possa ter um volume maior de oferta de vagas através do sistema. Isso facilita com que o trabalhador localize essas vagas em apenas um local sem ter que andar pela cidade em busca dessas vagas”, destaca o coordenador do Sine Marabá, Reinaldo Barbosa.
Entre as áreas que mais disponibilizam vagas por meio do sistema estão: prestação de serviços, comércio e construção civil.
Para se cadastrar no sistema do Sine, a pessoa interessada deve procurar a sede do serviço localizada na Marabá Pioneira, em frente à Praça Duque de Caxias, ao lado do Procon, portando os documentos pessoais, comprovante de residência e carteira de trabalho física ou digital. O cadastro também pode ser feito pelo aplicativo Sine Fácil.
As pessoas que estão em busca de emprego também podem acompanhar o site da Prefeitura de Marabá e as redes sociais onde é postado o Painel de Vagas. De acordo com a necessidade do empregador, o Sine pode realizar convocação dos interessados com perfil para as vagas.
“Que é verificar dentro dos nossos sistemas os trabalhadores que têm o perfil daquela vaga que está sendo divulgada. Aí fazemos a convocação, o contato com o trabalhador e verificando se ele tem interesse na vaga, solicitando que ele venha ao posto para pegar uma carta de encaminhamento”, pontua o coordenador do Sine Marabá.
O Sine é vinculado ao gabinete da Prefeitura, comandado por Walmor Costa. Ele destaca a importância do serviço por ser o melhor canal por onde a pessoa que busca uma colocação no mercado de trabalho pode encontrar uma oportunidade.
“Às vezes a tua qualificação não é adequada para o local que você distribui currículo. No Sine, não. Você é padeiro? A padaria vai lá no Sine, se cadastra e diz ‘olha, estou precisando de padeiro’. Então, é por isso que eu digo, é o melhor canal e é o canal direto entre quem está procurando o emprego. Prova disso é que o Sine Marabá atendeu mais de 20 mil pessoas em 2022”, pontua o secretário.
Para 2023, o Sine quer ampliar os serviços de orientação para entrevistas, de prestação de informações, qualificação e capacitação aos interessados em buscar uma vaga de emprego, além de seguir com palestras e outras ações.
“Nós sempre falamos ao trabalhador que continue buscando, que ele procure o Sine, que é a ferramenta que está a disposição dele. Que ele se sinta bem, que ele se sinta acolhido e tenha a oportunidade de buscar no Sine um atendimento de qualidade e daqui ser encaminhado para um trabalho. Nós queremos que ele continue confiando no Sine, que certamente o ano de 2023 será um ano de muitas oportunidades”, finaliza Reinaldo Barbosa.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Paulo Sérgio