Segurança: Novos agentes ampliam efetivo da Guarda Municipal
A Guarda Municipal de Marabá (GMM) recebeu, nesta quarta, 11, novos integrantes para compor o quadro. Os agentes foram orientados pela equipe, conheceram a estrutura e o funcionamento da GMM. Após isso, na próxima semana, devem passar por serviços de patrulhamento nas ruas e atendimento de ocorrências.
“Aprendemos hoje sobre o funcionamento da Guarda Municipal, como funciona o serviço de atendimento às denúncias, oriundas via ligação 153, e a agilidade que deve ser repassada, através do rádio comunicador, para as equipes de viaturas, que estão nas ruas fazendo patrulhas. E o que mais me chamou atenção foi o funcionamento da Patrulha Maria da Penha, que faz um serviço bastante significativo”, comenta um dos novos guardas, Paulo Mesquita.
Os guardas passaram por um curso com duração de 4 meses, promovido pela Prefeitura Municipal de Marabá, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Institucional (SMSI) e Governo do Pará via convênio com o Instituto de Ensino de Segurança do Pará (IESP). Na formação, entre os módulos obrigatórios, que fazem parte da matriz curricular das Guardas Municipais na Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), ministrados estão Ética, Cidadania, Direitos Humanos; Segurança Pública e Defesa Social; Violência, Crime e Controle Social; Comunicação, Informação e Tecnologias em Segurança Pública e Uso Legal e Progressivo da Força.
O guarda João Paulo, um dos mais antigos e que trabalha com as denúncias via rádio às equipes, recepcionou os novos integrantes. “Eu fiquei bastante entusiasmado com os novos colegas de trabalho, que estão se apresentando. Isso vai contribuir muito mais para que a gente possa prestar um melhor serviço para a população, afinal, serão mais Guardas Municipais nas ruas trazendo segurança”, ressalta.
Formado em Análise de Sistemas, o novo guarda, Marcelo Bezerra, irá repassar o conhecimento aos demais colegas. “Meu primeiro dia está sendo bem interessante, pois estou conhecendo toda a estrutura administrativa da instituição, que é onde tudo começa. E estou alcançando minhas expectativas de tudo que foi passado no curso. Então estou gostando de tudo que estou vendo, e já quero contribuir no melhoramento tecnológico que eu puder fazer para otimizar a estrutura da GMM”, destaca.
Dos 11 guardas convocados, 7 já se apresentaram. Os demais devem tomar posse ainda este mês.
Texto: Bruene Wilis/Ascom GMM
Fotos: Divulgação SMSI