Saúde: Covid-19 não acabou e SMS continua campanha de vacinação nas UBS’s
Ivan dos Santos, 46 anos, aproveitou esta quinta-feira, 12, para levar filhos e netos para atualização das cadernetas de vacinação. Três dos seus filhos aproveitaram a oportunidade e tomaram a vacina contra a Covid-19, na Unidade Básica de Saúde Pedro Cavalcante, no bairro Belo Horizonte.
De acordo com dados da Coordenação de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Marabá (SMS), apesar do avanço modesto no índice de vacinação da terceira dose, a quarta dose ainda não alcançou um patamar satisfatório.
Vacinados com a 1ª dose somam 184.051 pessoas; com a 2ª dose são 134.185; 3ª dose foi aplicada em 48.902 pessoas e 4ª dose contabiliza 12.437 pessoas vacinadas. Lembrando que a 5ª dose já está disponível para pessoas acima de 40 anos que fazem tratamentos com imunossupressores. Diante desses dados, a SMS reforça o chamado à vacinação. Por isso, a importância de atitudes como a de Ivan dos Santos.
“É muito importante porque frequentemente a gente vê acontecendo os casos. É a importância para toda a família. Tem mais ainda lá em casa para tomar a vacina e tem que trazer para tomar a vacina. Eu trouxe logo cinco para ir adiantando”, explica Ivan dos Santos.
Outro motivo para a ida à Unidade de Saúde é que parte da família vai se mudar para Fortaleza onde um de seus filhos, Pedro Neto, 13 anos, joga no time Sub-14 do Ceará. O adolescente tomou a terceira dose da vacina.
“É importante para a saúde da pessoa, para não adoecer. Importância no trabalho também, precisa de saúde para estar trabalhando forte, firme. É muito bom trazer a família para tomar a vacina e ter saúde”, comenta o atleta Pedro Neto.
Na UBS Pedro Cavalcante estão disponíveis as vacinas Pfizer adulto e pediátrica, Astrazeneca e Coronavac.
O volume de vacinações contra a doença está baixo nesta UBS. Na última semana, 27 pessoas procuraram o serviço. No entanto, o número de testes realizados foi relativamente alto em dezembro: 194.
A UBS Pedro Cavalcante possui mais de 10 mil pessoas cadastradas por meio da Estratégia Saúde da Família cobrindo uma área de seis bairros.
A gerente da UBS, Lohanna Chaves, explica que a busca ativa é realizada por meio das equipes da Unidade. Ela faz um chamado para que a comunidade esteja atenta à importância da vacinação.
“A gente percebe que tem diminuído muito a procura. E a gente percebe quando não está tendo procura em relação à vacina pediátrica. A gente está fazendo essa chamada para a população porque sabemos da necessidade da vacinação. Esperamos que a população venha se vacinar, vacine as crianças para prevenção”, pontua a gerente.
A aposentada Rosenir Pereira, de 78 anos, se dirigiu na manhã desta quinta-feira à UBS Laranjeiras para receber a quarta dose da vacina contra a Covid-19. Ela conta que enfrentar a pandemia foi difícil, mas que está feliz por tomar a 4°dose.
“Eu me sinto muito feliz de estar tomando essa vacina, me proteger. É uma doença perigosa, né? Graças a Deus, tomei a vacina hoje. Hoje estou melhor que tomei a 4ª dose”, relata a idosa.
Na UBS Laranjeiras, a procura pela vacina é considerada satisfatória com uma média de 70 aplicações por semana. A procura por teste de Covid também aumentou, mas os profissionais sempre estão atentos se os sintomas são de viroses comuns nessa época.
“Sempre que podemos a gente realiza ações nos bairros que são acompanhados pela Estratégia Saúde da Família. A gente disponibiliza também essas vacinas durante essas ações”, explica o gerente da UBS, Fábio Oliveira.
O coordenador de imunização da SMS, Fernando Gomes, faz um apelo para que a população compareça para a vacinação contra Covid-19 nas UBS’s.
“Então, eu venho convocar a população marabaense em geral a comparecer às Unidades Básicas para se vacinar contra a Covid-19 das 8h às 17h”, convoca.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Paulo Sérgio