Segurança: Balanço de atividades da GMM em 2022 apresenta resultado positivo
As ações da Guarda Municipal de Marabá (GMM) em 2022 destacaram-se na área da Segurança Pública do Município. Foram atendidas 3.603 ocorrências, 1.434 suspeitos abordados, 2.568 bagagens vistoriadas e 50 apresentações de suspeitos na Delegacia de Polícia Civil.
As principais ocorrências são de violência doméstica; uso de cerol; poluição sonora; furto; abordagens em rodoviárias; conflitos entre alunos em escolas; tráfico de drogas em vias públicas; desacato a servidores públicos e apoio ao SAMU em atendimento a pessoas em situação de surto.
A Patrulha Maria da Penha fez 1.018 acompanhamentos a pessoas envolvidas em violência doméstica, sendo 160 vítimas cadastradas no programa e acompanhamento a 111 agressores. Além de 140 medidas protetivas recebidas do Judiciário para acompanhamento.
O Inspetor Roberto Lemos, Coordenador da Patrulha Maria da Penha, fala sobre o interesse de estender o Programa de Proteção a Mulheres em tempo integral.
“Quanto a Patrulha Maria da Penha, aumentamos em praticamente 100% o número de vítimas e autores acompanhados, pretendemos evoluir a patrulha em questão e atuarmos 24 horas, fornecendo segurança para as mulheres”, relatou.
O Grupamento de Operações com Cães apreendeu 2.903 cartuchos de armas de fogo juntamente com os demais grupamentos da GMM, e 130 kg de entorpecentes em operações conjuntas, um prejuízo de cerca de 12 milhões de reais aos cofres do crime organizado.
“Esse ano de 2022, mais uma vez saímos com a sensação de dever cumprido, o Grupamento de Operações com Cães da Guarda Municipal de Marabá se tornou o braço direito para a Segurança Pública aqui no município, onde sempre atua com os demais órgãos de Segurança Pública, podendo ser empregado em diversas situações, tanto na apreensão de drogas como em trabalhos sociais, palestras e em busca de pessoas perdidas”, destaca o Coordenador do Canil, GD Elder Lourenço.
Destacamos que em 2022 a GMM atendeu 1.073 solicitações de órgãos públicos e iniciativa privada, com a finalidade de policiamento e segurança de grandes eventos, fazer a segurança de órgãos de fiscalização do município e apoio ao cumprimento de mandados de busca e apreensão.
Na oportunidade o Superintendente Geral da GMM, inspetor Wiliscley Leão ressaltou o cumprimento dos deveres no ano que passou e agradeceu o trabalho prestado pelos agentes operacionais.
“Hoje a gente pode quantificar as operações realizadas durante o ano de 2022 e que vêm aumentando gradativamente. Então só tenho a agradecer o apoio do pessoal da Guarda Municipal nesses atendimentos porque sem o operacional essas ocorrências não seriam atendidas, então a gente só tem a agradecer o serviço do nosso pessoal”, disse o inspetor Leão.
O Secretário Adjunto de Segurança, Wender Morais, observou que apesar das situações ocasionadas pela pandemia, os órgãos ligados à Secretaria Municipal de Segurança Institucional (SMSI) trabalharam em conjunto.
“A Secretaria Municipal de Segurança Institucional e seus órgãos adidos têm trabalhado de forma integrada, e o ano de 2022, que todos os órgãos enfrentaram diversas situações decorrentes da pandemia, foi um ano com muitas lutas, batalhas e acima de tudo extraímos muitos aprendizados que serão projetados para 2023 fortalecendo essa integração que traz mais segurança à cidade, no trânsito e no patrimônio do município. Então a sensação é de dever cumprido, que conseguimos, seguindo os parâmetros da gestão municipal, promover um trânsito mais seguro e uma cidade mais ordeira de acordo com o planejamento estratégico do município”, disse Morais.
A Guarda Municipal de Marabá (GMM), criada sob a Lei 17. 361 de 23 de julho de 2009, amparada na lei Federal nº 13.022 de 08 de agosto de 2014 e inserida no Sistema Único de Segurança Pública – SUSP, é um órgão de execução da política municipal de segurança pública em Marabá – PA, unidade que integra a estrutura operacional da Secretaria Municipal de Segurança Institucional (SMSI), fundamentada nos princípios da hierarquia e disciplina, criado para exercer o patrulhamento preventivo e comunitário, promove a mediação de conflitos e o respeito aos direitos fundamentais dos cidadãos. Tem a missão de garantir a segurança dos munícipes; integridade dos bens; serviços; instalações do município; garantir a execução dos serviços de fiscalização municipal; promover ações integradas visando a Segurança Pública e o bem estar social, prevenir e inibir atos que atentem contra os bens, instalações e serviços municipais, protegendo o patrimônio ecológico, cultural, arquitetônico e ambiental do município com adoção de medidas educativas e preventivas, dentre outras funções.
A GMM atualmente conta com o efetivo total de 84 agentes, distribuídos em ações nas escolas, postos fixos, permanência, patrulhamento ambiental, operações com cães, proteção a vítimas de violência doméstica, patrulhamento preventivo e serviços administrativos.
Texto e Fotos: Bruene Wilis e Arquivo Secom