Cidadania: Ação Social no núcleo São Félix beneficia população com atendimentos de saúde, assistência e emissão de RG
Neste sábado, 21, na Estação Conhecimento, no loteamento Novo Progresso, núcleo São Félix, várias equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), da Secretaria de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (Seaspac) e Polícia Civil, estiveram de plantão, das 7 às 19 horas, com atendimentos nas áreas da Saúde, Serviço Social e Cidadania. Todos os serviços foram gratuitos, inclusive as fotografias para emissão de carteiras de identidade. Além disso, 25 agentes do Departamento Municipal de Segurança Patrimonial (DMSP), trabalharam na organização de filas, emissão de identidades e principalmente na segurança durante todo o evento.
O vice-prefeito de Marabá, Luciano Lopes Dias, presente durante a ação, ressalta que projetos desse tipo aproximam o público marabaense dos serviços essenciais.
“A aproximação da prefeitura com os bairros é necessária, pois trazer serviços públicos para o seio da comunidade é muito importante. E você percebe, pelo movimento de pessoas aqui hoje, que certamente faremos mais de trezentos atendimentos durante o dia inteiro. Isso prova o porquê direcionamos uma ação dessa ao núcleo São Félix. A gente quer levar esses serviços a outros bairros também, para atenuar o anseio da população em relação a serviços públicos”, enfatiza.
Assim como o vice-prefeito, a Secretária de Saúde do município, Mônica Borchart, também participou da ação, coordenando os serviços levados pela SMS, como atendimentos médicos, odontológicos, exames laboratoriais, coleta de PCCU (Prevenção de Câncer do Colo do Útero) e PSA, testes de COVID, Sífilis, HIV e Hepatite, puericultura, vacinas, administração de vitamina D para crianças e emissão do Cartão SUS.
Segundo a secretária, o objetivo é trazer à comunidade atendimentos diferenciados e rápidos, com toda a demanda de Unidade Básica de Saúde (UBS). “Caso o paciente, que chega para ser atendido pelo médico, precise de exame laboratorial, regulação especializada, medicação, coletas ou demais serviços, a gente buscou trazer todos para cá para facilitar a ele”, ressalta.
Além dos atendimentos na Estação Conhecimento, a SMS disponibilizou 80 fichas para atendimentos odontológicos na UBS Amadeu Vivácqua, também no São Félix.
A servidora pública Adriana Monteiro, 38 anos, aproveitou o dia de folga no trabalho no sábado para buscar atendimento para toda a família. “Cheguei por volta de 7h30min e não demorou muito, logo me atenderam e consegui fazer os procedimentos que eu precisava. Além de mim, eu trouxe os meus filhos para poder arrumar os dentinhos. Aproveitei essa oportunidade hoje, porque ações como essas são muito boas pra gente que trabalha, acaba sem tempo na semana e por isso fica complicado pegar ficha. Estou saindo super feliz”, afirma.
O pescador Roseno Martins, 44 anos, chegou cedo com toda a família e logo foi atendido na área da saúde.
“Muito bom e rápido o atendimento. Eles são muito atenciosos com a gente. Eu agradeço por esse trabalho maravilhoso da equipe. Quem sempre venham mais vezes. Cheguei às 7 horas, e fui atendido rápido, assim como minha mulher e filhas”, comenta.
Dona Josefa Souza, 70 anos, também compareceu pela manhã e aproveitou para marcar alguns procedimentos, como cirurgia.
“Estou muito feliz, já fui atendida pelos médicos e graças a Deus consegui agendar a retirada de um caroço na testa. É muito legal quando vem uma ação assim tão perto de casa. Estou satisfeita”, revela.
A diretora de atenção básica, Sabrina Accioly, explica que os profissionais das UBS’s mais próximas foram disponibilizados para compor a equipe da saúde no local.
“A gente vê que essa junção dos enfermeiros e médicos da área traz um melhor alcance à população e isso também contribui para o bom indicador de saúde do município ao Ministério da Saúde”, destaca.
As equipes do Serviço de Atendimento Especializado / Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA) também estiveram de plantão, com serviços de testagem rápida para Hepatite B, C, Sífilis e HIV. Além dos serviços de aconselhamento aos pacientes.
“Nós do CTA somos referência no Estado, então aproveitamos essa oportunidade para alcançar mais usuários do núcleo São Félix, uma vez que muitos deles têm dificuldade em acessar esses serviços, tão importantes. É gratuito, sigiloso e seguro”, explica a Coordenadora do órgão, Katiane Chaves.
Na parte de Assistência Social, um dos serviços mais procurados foi a inscrição e atualização no Cadastro Único (CadÚnico), para acesso a benefícios como o Bolsa Família, Tarifa Social de energia elétrica, BPC (Benefício de Prestação Continuada), dentre outros.
“É de suma importância trazer nossos serviços, principalmente neste núcleo, por ser populoso e de crescimento contínuo. Houve uma demanda bem grande de cadastros no CadÚnico e Bolsa Família. Acima do que eu imaginava. Achei bastante relevante o atendimento de hoje”, explica a coordenadora do CadÚnico em Marabá, Benezilda Lima.
A dona de casa Solange Rodrigues, de 47 anos, mal chegou e já teve seu CadÚnico atualizado.
“Achei muito bom e rápido. As atendentes do Bolsa Família tratam a gente bem. O meu cadastro já está certo. Agora vou levar meus filhos para tirar Identidade. Não tem coisa melhor do que essa ação, bem perto de nós, que veio para as pessoas terem os seus documentos, atualizar os cadastros. Eu parabenizo todo o pessoal que trouxe isso aqui pra nós”, afirma.
Houve também serviços de emissão da carteira de identidade, promovidos pela Polícia Civil, que disponibilizou 100 fichas para o público. Para agilizar o atendimento, 10 agentes do Departamento de Segurança Patrimonial (DMSP), auxiliaram na coleta de dados para o RG.
Dona Maria Zenilza, 49 anos, recebeu a terceira via do RG. Ela afirma que trabalha o dia todo como cozinheira, e por conta disso, não conseguia emitir o documento. Mas agora foi só felicidade com os serviços pertinho de casa.
“Eu venho lutando há muito tempo pra tirar outra via da minha identidade e como eu trabalho muito, não tinha tempo pra ir atrás, e hoje foi maravilhoso, perto de casa. Não foi difícil pegar a ficha, e graças a Deus já consegui fazer. Estou muito feliz. Só tenho a agradecer”, expressa.
E assim como toda ação pela cidade, as equipes do DMSP auxiliaram na segurança do evento e organização de filas.
“Nossa atuação foi importante desde o primeiro momento, com a organização do pessoal, distribuição de senhas, controle do fluxo de pessoas, orientando para cada setor e principalmente para manter a segurança durante a ação. Foram quinze agentes diretamente na segurança por toda parte, além dos dez no RG. Isso já faz parte do nosso trabalho, atuar em ações como essa”, explica o Coordenador do DMSP, Josafá Souza.
Durante a ação, foram realizados 181 atendimentos médicos, 444 exames disponibilizados pelo CTA, 66 vacinas, 110 medicações dispensadas aos pacientes que necessitaram, 123 exames laboratoriais, 100 Carteiras de Identidade/RG e 130 Bolsas Família.
Texto: Sávio Calvo
Fotos: Paulo Sérgio