Educação: Organizações educacionais realizam formação para coordenadores pedagógicos da Semed
Nesta quinta-feira, 26, cerca de 100 coordenadores pedagógicos do segundo segmento do Ensino Fundamental (6º ao 9ºano) das zonas rural e urbana, receberam formação voltada para estratégias de alfabetização referentes aos estudantes que chegam do primeiro segmento com a alfabetização comprometida. A capacitação ocorreu no auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (Seaspac) e foi organizada pela revista Nova Escola, parceira da Fundação Lemann.
A coordenadora do segmento de 6º ao 9º ano da zona urbana da Secretaria Municipal de Educação de Marabá (Semed), Regina Batista, argumenta que a formação é importante por ser realizada no início do ano letivo de 2023 e também por dois motivos: a recomposição da aprendizagem afetada diretamente pelos efeitos da pandemia de Covid-19 e o diagnóstico de que parte dos estudantes chegam ao segundo segmento com a alfabetização comprometida.
“Essa capacitação é para isso, para que a gente possa enfrentar esse desafio, essa dificuldade de leitura, de alfabetização dos alunos do 6º ao 9º ano. Eles chegam com essa alfabetização comprometida. A ideia é que a gente possa potencializar principalmente as habilidades de leitura, interpretação, escrita”, explica a coordenadora.
A formação durou o dia todo e ao longo da programação, as formadoras trabalharam com os coordenadores, atividades em grupo que tratam de estratégias que ajudam na leitura e interpretação de textos junto aos estudantes.
Marcelo Soares é coordenador pedagógico do 6º ao 9º ano da Escola Geraldo Veloso, no bairro Belo Horizonte. Ele afirma que a capacitação ajudará os profissionais a lidarem, em sala de aula, com a realidade de alfabetização comprometida dos estudantes.
Está sendo uma experiência muito boa. Tratar sobre alfabetização, trabalhar com alunos do 6º ao 9º ano que estão, infelizmente, com essa dependência. Essa oficina está sendo muito boa para ajudar os alunos que se encontram em dificuldade, que não conseguiram obter na formação do período certo e vão ter agora essa oportunidade para concluir o ensino fundamental alfabetizado”, explica.
A formação busca distribuir aos coordenadores pedagógicos, ferramentas para compartilhamento com os professores nas unidades de ensino e nas salas de aula com os alunos, transformando-os em protagonistas de seu próprio processo de ensino e aprendizagem, como destaca Karina Padial, Coordenadora Pedagógica de Formações da Revista Nova Escola.
“As nossas formações são muito mão na massa e o tempo inteiro a gente parte do pressuposto do trabalho em grupo. A gente acredita muito nessa interação como forma de aprendizagem e a gente acredita muito nesse processo em que cada um deles, cada um desses participantes, estejam ativos nesse processo de aprendizagem. Essa estratégia a gente trabalha nas formações para que eles possam também levar aos professores e para dentro da sala de aula”, explica a coordenadora.
Quem também participou da formação foi a coordenadora pedagógica do 6º ao 9º ano da Escola Darcy Ribeiro, no bairro Novo Planalto, Lucilene Maciel. Ela que atua há 26 anos na rede municipal acredita que a experiência da formação é pertinente para o momento de início do ano letivo.
“Nós estamos empolgados, curiosos, com grandes expectativas para que ao retornar para a escola e formos consolidar o nosso plano de ação, a gente leve estratégias que venham contribuir para melhor o aprendizado da leitura, da escrita para os alunos de 6º ao 9º ano. Eu vejo que foi uma iniciativa assertiva da Semed porque a leitura sempre foi essencial, mas hoje nós temos o entendimento de que a leitura é essencial para desenvolver os demais conhecimentos, essencial para a construção do conhecimento em todas as áreas”, observa.
A formação surge no escopo da parceria formal que a Prefeitura de Marabá, por meio da Semed, tem com a Fundação Lemann há quatro anos, organização filantrópica que atua no fortalecimento de ações voltadas para a educação e formação de lideranças, tendo como objetivo o desenvolvimento do país.
A Revista Nova Escola e o Instituto Gesto são instituições também voltadas para o fortalecimento da educação e mantidas pela Fundação Lemann. Ambas, nesse sentido, desenvolvem as ações da parceria no município.
Na visão do diretor geral de ensino da Semed, Fábio Rogério Rodrigues, a parceria com a Fundação Lemann fez Marabá entrar no cenário de discussão nacional da educação pública.
“Essa parceria é gratuita para o governo municipal. A Fundação contribui e apoia Marabá em todas as políticas de educação, políticas pedagógicas. A gente fica muito honrado porque a Fundação apoia redes do Brasil inteiro. São redes que inclusive têm se destacado. O que a Fundação faz é colocar à disposição desses municípios caminhos que possam melhorar com a educação. É uma parceria bem interessante a custo zero para o município de Marabá”, ressalta o diretor.
Nesta sexta-feira, a formação é voltada para 210 diretores e coordenadores pedagógicos dos demais segmentos da rede municipal e com foco na importância do Projeto Político Pedagógico das escolas, levando em consideração a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
“Queremos parabenizar a secretaria por ter aberto um espaço nesse momento tão primordial que é o momento de planejamento das ações da secretaria e das ações das escolas. É um momento muito importante para ter essa parada para focar de fato nesse estudo, nessa aprendizagem”, conclui Karina Padial, da Revista Nova Escola.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Paulo Sérgio