Carnaval 2023: Secult organiza estratégias com órgãos de segurança de Marabá
Durante a manhã desta sexta-feira, 27, no Cine Marrocos, a Secretaria Municipal de Cultura de Marabá (Secult), e os órgãos de Segurança Pública do município, reuniram-se para traçar e definir os esquemas de segurança do Carnaval deste ano, que deve acontecer entre os dias 18 a 21 de fevereiro. Estiveram presentes o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Departamento de Trânsito do Estado (Detran), Departamento Municipal de Trânsito Urbano (DMTU), Guarda Municipal de Marabá (GMM), Departamento de Postura do Município e Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA).
O objetivo, segundo o Secretário Interino de Cultura de Marabá, Genival Crescêncio, é fazer visitas técnicas em cada espaço, a fim de saber as estratégias de atuação de cada órgão e garantir a segurança geral do evento, que deve acontecer este ano de forma mais unificada nos quatro núcleos da cidade. “O papel da Secult é promover o evento, mas nós costumamos fazer essa reunião para que cada órgão de segurança conheça a programação oficial do Carnaval 2023 e assim possa fazer seu planejamento. Seja na liberação e interdição de vias públicas, na acomodação dos ambulantes e na montagem dos pontos de isolamento das ruas. Além do acompanhamento dos blocos pela cidade. É preciso toda essa logística para garantir a segurança de quem vai curtir a festa, com maior conforto e paz aos brincantes e turistas que venham participar”, explica.
Para o Tenente Aureliano da Conceição, do 4º Batalhão de Polícia Militar do Pará, a atuação dos policiais deve se intensificar este ano. “É uma preocupação nossa para que a população brincante tenha uma segurança por parte da Polícia Militar e demais órgãos de atuação visto que a sociedade está voltando de forma ansiosa após quase 2 anos. Essa nova estratégia da Secretaria de Cultura de juntar os eventos carnavalescos vai possibilitar um trabalho melhor, na parte da segurança à população”, destaca.
Para a organização e seguridade no trânsito, durante as folias, o DMTU deve atuar com cerca de 40 agentes. “Nós estaremos presentes justamente para dar a segurança que o folião precisa no trânsito. Fazendo a orientação e fiscalização. E é importante lembrar que o folião não estará isento das medidas administrativas.. A gente recomenda que pegue um transporte alternativo caso vá beber, pois isso evita transtornos, acidentes e autuações”, enfatiza o coordenador do DMTU, Francivaldo da Silva.
Segundo Paulo Chaves, Coordenador de Fiscalização da SEMMA, o órgão também deve contribuir para que as festas ocorram sem aglomerações alternativas que atrapalhem os eventos e evitar poluição sonora excessiva em locais não definidos pela Secult. “Como a prefeitura vai concentrar os vários blocos, nós vamos fiscalizar e coibir justamente possíveis pontos de aglomeração e direcioná-los aos eventos organizados oficialmente e assim tudo acontecer de forma tranquila”, pontuou.
Confira outras fotos:
Texto: Sávio Calvo
Fotos: Paulo Sérgio