SMS: Vacinação contra meningite está disponível nas Unidades Básicas de Saúde
Eduardo Nascimento tem 21 anos e mora no bairro Liberdade. Nesta segunda-feira, 30, ele esteve na Unidade Básica de Saúde Mariana Moraes, no Bairro Km-7, para colocar a caderneta de vacinação em dia.
Na ocasião, ele soube da vacina contra a meningite e logo aproveitou a oportunidade para se imunizar.
“Eu acho bom tomar essa vacina porque a gente previne, pela saúde da gente. Isso tem suma importância. Eu acho bom as pessoas tomarem porque se previne, o quanto antes dessas doenças porque se pega na gente, já sabe”, declara.
A campanha de intensificação da vacinação contra a meningite é voltada principalmente para adultos com mais de 18 anos, que recebem a vacina Meningocócica C, a mesma que já faz parte da caderneta de vacinação de recém-nascidos de três e cinco meses.
Já os adolescentes de 11 a 14 anos também recebem vacinação contra a meningite nas UBS’s. Nas demais idades, é necessário que as carteiras de vacinação sejam analisadas pelos profissionais de saúde para saber se a pessoa já tomou alguma dose ou se precisa ser imunizada.
O coordenador de imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Marabá (SMS), Fernando Gomes, alerta para que a população busque as unidades de saúde para receberem o imunizante.
“A campanha de intensificação acontece porque o Ministério da Saúde identificou o aumento de casos e abriu a campanha até 28 de fevereiro para todo público acima de 18 anos. Mas o adolescente que não tomou, que não completou o esquema vacinal, pode tomar uma dose de reforço (ACWY). Idosos, profissionais de saúde, podem comparecer às UBS’s de Marabá”, informa o coordenador.
A Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância da população vacinar-se contra meningite. O imunizante está disponível nas UBS’s
Na UBS Enfermeira Zezinha a procura ainda está baixa. As profissionais responsáveis pela sala de vacinação aproveitam quando os usuários vão em busca de outra vacina, como Covid-19, por exemplo, para saber se estão em dia em relação à vacina contra a meningite.
“A pessoa chega, vai no arquivo e vem para a vacina. Como o público ainda está pouco na procura da vacina contra a meningite, então à medida que as pessoas vêm tomar outras vacinas, e a de Covid-19, que é o principal grupo, a gente pergunta se a pessoa já tomou e já aproveitando a vinda desse paciente para fazer também a de meningite”, explica Ângela Saraiva, técnica de enfermagem da UBS Enfermeira Zezinha.
Na UBS Mariana Moraes, no Bairro Km-7, a procura está um pouco maior, com média de 10 aplicações da vacina por dia, envolvendo todos os grupos atendidos.
O técnico de enfermagem Diego Oliveira ressalta a importância da vacinação contra a doença.
“É muito importante a população em geral se vacinar contra a meningite. A meningite é uma doença que atinge as membranas do nosso cérebro e pode deixar sequelas para vida toda. Então, é muito importante se vacinar contra essa e outras doenças”, explica.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) mantém as UBS’s abastecidas com a vacina. O horário de vacinação é das 8h às 12h e das 14h às 17h.
Cinco unidades estão com horário estendido das 18h às 22h, às segundas e quartas: Centro de Saúde Carlos Barreto, em Morada Nova; UBS Enfermeira Zezinha, na Folha 23; UBS Maria Bico Doce, em São Félix; UBS Jaime Pinto, no bairro Belo Horizonte e USF João Batista Bezerra, no bairro Santa Rosa, Marabá Pioneira.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Paulo Sérgio