Sevop: Revitalização da Escola Arco-Íris já chama atenção da comunidade
A ampliação e revitalização da Escola Arco-Íris, localizada na Rua Alagoas, em Morada Nova, está em fase final. A cobertura da quadra e a construção do novo espaço que será utilizado como sala de informática já estão concluídos, restando agora apenas os reparos finais e pintura para a conclusão da obra.
O espaço possui terreno com área de 1.898,00 m², destes 695 m² são referentes à reforma da escola e 711 m² da quadra de esportes. Agora irá atender melhor a demanda dos 215 alunos matriculados para 2023 e fazer a alegria dos alunos, como Henrique Braga do Nascimento, 8 anos.
“Estou achando muito bom. Gosto de jogar futebol e queimada. Estudo aqui há 2 anos, jogava antes no sol quente e agora estou feliz com a cobertura”, diz o garoto.
Maria Lúcia Sandra Oliveira, diretora da escola explica que a mudança traz uma série de efeitos positivos para os alunos.
“O impacto é positivo em todos os sentidos. Tanto na questão do prédio físico quanto na aprendizagem dos alunos. Acabava sendo mal aproveitado, porque se o sol estava quente não dava para usar. Se chovia também não podia. Nós dispomos de professores de Educação Física e às vezes as atividades eram inviável. Isso influencia em toda rede pedagógica utilizada no aluno”, comenta.
O laboratório de informática também é um novo espaço que visa melhorar o aprendizado dos alunos. “Já foram solicitados computadores e a sala está sendo preparada. Uma medida que equipa a escola em mais um espaço de aprendizado que contribui também para o planejamento do professor. Escolas que têm sala de leitura, laboratório de informática e professor de Educação Física trazem atividades fora da sala de aula que facilitam uma aula melhor e metodologias que impactam nas crianças”, explica.
A previsão é que a nova sala disponha de mais de 20 computadores para as crianças. A Escola Arco-íris agora dispõe de 4 salas de aula, divididas em oito turmas do 1º ao 5º ano, além da sala de leitura, diretoria, secretaria, almoxarifado, cozinha, dois banheiros com 3 sanitários, chuveiros, um banheiro PCD, cozinha, refeitório. Também possui agora quadra coberta e da nova sala de informática.
A revitalização da escola contempla reforço estrutural da fundação e de alguns pilares que estavam deteriorados, a construção da passarela de entrada, revitalização do piso de granilite, reforma dos banheiros com adequação do sanitário para PCD (Pessoa com Deficiência), salas de aula, cozinha e salas administrativas.
Desde a inauguração em 2004, esta é a primeira vez que a escola recebe serviços de reforma estrutural e cobertura da quadra. O serviço é executado pela Secretaria de Viação e Obras Públicas (Sevop), através da SS Construtora, empresa licitada. A obra está orçada em R$ 746.564,42.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Sara Lopes