Semel: Projeto Esporte é Vida é retomado com crianças na Escola Ida Valmont
Na sexta-feira (3), os alunos da Escola Ida Valmont, no bairro Belo Horizonte, iniciaram mais uma etapa do Projeto “Esporte É Vida” da Secretaria Municipal de Esportes (Semel), que também funciona na Escola Maria de Jesus, na Folha 35, e no Ginásio Poliesportivo Renato Veloso, da Folha 16, Nova Marabá.
Na Escola Ida Valmont são 70 alunos atendidos, sendo 40 nas aulas de karatê e 30 na ginástica artística. Nos três polos, o Projeto atende 220 alunos nos três núcleos, ainda com vagas abertas.
“O projeto veio para agregar, os pais ficaram mais presentes porque vem acompanhar. Estimulou a disciplina. Temos alunos com deficiência que participam também e, inclusive, alunos da comunidade que não são da escola. Cada vez o projeto agrega mais e isso influencia na educação e comportamento dos alunos também”, comenta Josefina Paixão, orientadora da Escola Ida Valmont.
A Laura Almeida Santos, 10 anos, estava empolgadíssima com o retorno do projeto. Ela participa das aulas de karatê e de ginástica artística.
“Aprendi muitas coisas. Agora faço estrelinhas maiores. Fazia tudo de qualquer jeito, agora me dediquei e tô gostando mais de esporte, não quero ficar em casa parada. Faço ginástica e karatê. Sou faixa amarela no karatê, estou animada com a volta. Queria agradecer o tio Bruno que vem ensinar as meninas que se interessam e o professor Alexandre também. Obrigado”, comenta a menina.
O coordenador da ginástica artística, Bruno Pantoja, explica que o projeto de ginástica conta com 4 competições, que acontecem 2 vezes por semestre. Elas servem para medir o nível dos alunos e ver como ensiná-los e onde encaixá-los.
“Conseguimos fazer hoje o aparelho solo, que é feito no tatame, mas teremos salto sobre a mesa e trave de equilíbrio. Durante isso fazemos o ranking de cada atleta para verificar como está o nível. A aula de ginástica artística acontece apenas nesse polo, mas estamos buscando expandir mais”, destaca o professor.
Os interessados em participar do projeto devem se dirigir à sede da Semel, no Ginásio Poliesportivo “Renato Veloso”, na Folha 16, das 8 às 12 horas. Os documentos necessários são a declaração de matrícula da escola onde o aluno está matriculado, 1 foto 3X4 (do aluno), certidão de nascimento ou RG do aluno, boletim escolar (do aluno), comprovante de residência (do responsável pelo aluno) e RG (do responsável pelo aluno).
“Estamos reiniciando este ano, por enquanto apenas com karatê e a ginástica. Convido os pais que não sabem do projeto a vir conhecer”, destaca Alexandre Barreto, coordenador do projeto no karatê.
Se depender do aluno Thiago dos Reis Silva, 10 anos, o projeto ainda se expandirá bastante. Ele, que pegou faixa amarela no ano passado, não esconde que só pretende parar na faixa preta. “Acho as aulas bem legais. O professor ensina bem, ensina a lutar, é bem sincero. Aprendi a fazer o primeiro kata, chutar e socar. Estou faixa amarela e pretendo continuar até pegar todas as faixas. Gosto muito das aulas”, conclui o menino.
Confira outras fotos:
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Paulo Sérgio