Sevop: Pontos de parada construídos e revitalizados melhoram prestação de serviços de mototaxistas
Um dos principais meios de transporte em Marabá é o serviço de mototáxi, que conta com cerca de 700 profissionais cadastrados junto ao Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU). Espalhados pelos diversos cantos da cidade, os mototaxistas contam com pontos específicos de parada onde as pessoas podem encontrá-los para solicitar uma corrida. Para maior comodidade do serviço, a Secretaria Municipal de Viação e Obras Públicas de Marabá (Sevop) construiu e reformou vários pontos de parada para eles.
Entre os novos pontos construídos estão o das Folha 28 e 30 (em frente ao Partage Shopping), Praça da Liberdade, e mais recentemente, na Rua Goiás, no bairro Jardim União. Nesse último ponto, quem trabalha há seis anos é o mototaxista Roberto Maia. Ele relembra como era a atividade antes da chegada das paradas para a categoria.
“Melhorou bastante porque no começo aqui não tinha asfalto, não tinha parada específica para a gente ficar sob o abrigo do sol e da chuva e os moradores clamavam muito por um ponto de mototaxista aqui. Hoje, estamos aqui trabalhando e carregando nossos passageiros, que o povo precisa. O serviço de mototáxi presta serviço para a população do bairro Bela Vista, Infraero e Jardim União”, ressalta o mototaxista.
Fred Pereira trabalha há mais de 20 anos como mototaxista e atualmente é presidente da Associação dos Mototaxistas de Marabá. Para ele, a construção dos pontos foi importante para garantir segurança aos condutores. Alguns têm banheiro e bebedouro.
“A importância é que, além de tirar o profissional do sol e proteger da chuva, valoriza o serviço, que é o mais importante. Quando a Prefeitura constrói um ponto dessa forma, valorizando nossa profissão, nós só temos a agradecer à administração. Pontos que a nível de estado são os melhores que tem”, afirma o presidente.
Confira outras fotos:
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Paulo Sérgio