Cidadania: Projeto Visão de Águia prepara jovens para a carreira militar
Criado em 2019 com o intuito de alcançar jovens da comunidade e ensinar a disciplina, a obediência e o trabalho em grupo, o Projeto Visão de Águia prepara meninos e meninas que têm o sonho de seguir a carreira militar e também para a vida em sociedade.
Aos finais de semana, eles recebem treinamento na Escola Municipal Maria das Graças e Escola Municipal Cristo Rei, localizadas no bairro Bela Vista e Jardim União, respectivamente. O treinamento com apoio de bombeiros civis trata sobre animais peçonhentos e resgate em casos de incêndios, por exemplo; aulas de defesa pessoal, Muay Thai e aulas de esportes como futebol e vôlei.
Allysson Torres, idealizador e instrutor do projeto, explica que o curso é gratuito e o público é composto principalmente de crianças e adolescentes de baixa renda.
“Muitas crianças têm o sonho de seguir carreira militar mas não têm nenhuma condição de pagar um curso. A gente pensa nos pais que têm aquele sonho de ver o seu filho formado e o nosso intuito aqui é fazer o jovem acreditar no sonho dele e ser um cidadão de bem”, reforça.
O aluno Talyson Rocha, 13 anos, está no curso há cerca de um ano e entrou com o objetivo de se preparar para servir no Exército.
“Quero entrar no Exército e estou aqui para aprender e quando chegar lá, já saber alguma coisa. As aulas que mais gosto são as de defesa pessoal”.
As meninas também são ativas no grupo e uma delas é Letícia Rabelo, 12 anos, que sonha em ser Policial Militar. Ela relata o que já aprendeu no curso.
“Eu estou aqui desde o início do curso e já aprendi um pouquinho de Muay Thai e outras lutas. Só não sei jogar muito futebol, não é muito a minha praia”, brinca.
O projeto depende de parcerias como a da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semel), que faz a doação de materiais e do Instituto Bela Vista, composto por moradores do complexo Bela Vista, Jardim União e Infraero.
O líder comunitário Irizan Silva explica como o Instituto colabora para as ações realizadas no projeto Visão de Águia.
“Já trouxemos diversos benefícios e ações para o bairro. Em meio a isso, encontramos o Allysson, conhecemos seu projeto, conversamos e vimos que ele é uma pessoa séria, que tem um trabalho que faz a diferença na comunidade e a partir daí o Instituto começou a trabalhar em parceria com o Projeto Visão de Águia. Nós corremos atrás de alguns benefícios, conseguimos o apoio da Semel e estamos atrás de outros benefícios para melhoria do ambiente aqui para eles, para as crianças trabalharem na escola. É um projeto que está tomando uma abrangência muito boa e está fazendo a diferença na vida dos Jovens da comunidade”, elogia.
Serviços
Os interessados em matricular os filhos no projeto Visão de Águia devem entrar em contato com Allysson Torres pelo telefone (94) 99141-7414.
Texto: Fabiana Alves
Fotos: Paulo Sérgio