Saúde/Seaspac: Servidores do Cipiar participam de curso de primeiros socorros
Na tarde de terça-feira (14), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio dos profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), promoveram Curso de Primeiros Socorros para servidores do Centro Integrado da Pessoa Idosa Antônio Rodrigues (Cipiar).
Todos os 58 servidores do Cipiar participam da capacitação. “Iniciamos semana passada com um grupo de servidores e agora estamos trazendo os outros. É um curso prático de primeiros socorros que abrange todos os servidores, não só os da saúde. Estão aqui os enfermeiros, cozinheira, limpeza. Para que todos possam estar preparados para prestar atendimento caso ocorra alguma situação, até que a ambulância do SAMU chegue”, comenta coordenadora do Cipiar, Adriana Ferreira Silveira.
O Cipiar atende atualmente 20 idosos em situação de abandono. O Denilson Silva Matos é um dos cuidadores do local e ficou grato com a oportunidade de participar da capacitação. “Acredito que é muito importante, São pessoas de risco, eles precisam que a gente tenha o conhecimento para prestar assistência a eles caso necessário. Está sendo muito produtivo”, comenta ele, que está cursando enfermagem. “Para mim agrega esse conhecimento que também servirá para minha profissão futura”, acrescenta.
A enfermeira do SAMU, Raianny de Sousa, explica que o curso foi dividido em aula teórica e prática. “Na primeira parte apresentamos como funciona o serviço do SAMU e algumas condutas de primeiros socorros”, explica.
Na segunda etapa foram levados bonecos de simulação para que os servidores pudessem executar na prática o conhecimento o apreendido. “Estamos ensinando a parte de desobstrução das vias aéreas, manobras de paradas cardiorrespiratórias. Toda essa parte mais prática”, destaca a enfermeira.
Ela destaca a importância do conhecimento dos primeiros socorros no aguardo da chegada da ambulância do SAMU. Você pode solicitar o serviço do SAMU pelo telefone 190. Em Marabá, o SAMU foi criado em 2005. Já a Central Regional de Regulação das Urgências na Região de Carajás (CRRU) foi criada em 2013. A Central é responsável pelo atendimento do SAMU em 17 municípios da região, somando mais de 930 mil pessoas cobertas pelo serviço.
O SAMU Marabá conta com dois tipos de ambulâncias, que são acionadas de acordo com a avaliação feita pela regulação. A primeira é a Unidade de Suporte Básico (USB), que atende casos de urgência onde não há risco iminente de morte, e a Unidade de Suporte Avançado (USA), que atende os casos mais graves, com risco de morte. Essa unidade conta com UTI móvel.
Para saber mais sobre o SAMU, clique https://maraba.pa.gov.br/como-funciona-saude-samu/
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Sara Lopes