Segurança: Canil da Guarda Municipal completa 10 anos de serviços prestados à comunidade
Comemorando 10 anos de funcionamento no dia 13 de fevereiro, o canil da Guarda Municipal de Marabá (GMM) começou em 2013 com o objetivo de potencializar o serviço na segurança pública. No local residem hoje cinco animais da raça Pastor Belga de Malinois que atendem pelos nomes de Zyah, Taurus, Drayca, Sadan e Xena e são usados em apresentações sociais em escolas para conscientização dos jovens contra o crime; patrulhamento diários em praças, orlas, em lugares de grande fluxo de pessoas e também no combate ao tráfico de drogas.
Elder Lourenço, coordenador do canil, afirma que os cachorros recebem treinamentos específicos como o de Obediência Básica, para que atendam aos comandos do seu condutor; detecção de armas e drogas; e o de Proteção, no qual são preparados para fazer intervenção ou imobilização de algum indivíduo suspeito.
O cão destaque do ano é o Taurus, que em apenas um ano de atuação já fez a apreensão de mais de 200 kg de drogas. O Zyah é o cão mais experiente da equipe e que se encontra em processo de aposentadoria. Os cães quando estão se aposentando, são disponibilizados para um dos treinadores que cuidaram deles e que queiram adotá-los ou mesmo colocados à disposição para outras pessoas.
“A pessoa tem que ser idônea, de boa procedência. É feito um estudo social dela para a gente fazer essa doação”.
Os cuidados do canil ficam por conta dos oito guardas que se dividem em três equipes e que se revezam a cada 24 horas. “Somos três guarnições atuando 24 horas nesse enfrentamento ao crime. O canil funciona 24 horas e além do trabalho na rua, atuamos com cuidados dos animais. Aqui temos cuidados veterinários, alimentação balanceada e treinamento todos os dias para que assim esteja recebendo uma captação adequada atuando na rua”, explica Lourenço.
Trabalho em equipe
Reconhecido nacionalmente por seu trabalho, o canil já apreendeu quase 2 toneladas de drogas e se tornou referência. “Começamos a ser solicitados não só para atuar fora do estado como também para capacitar agentes de segurança pública. Durante esses anos, foram muitos agentes capacitados pela gente. Só em dezembro, capacitamos uma base de 17 alunos. Já realizamos diversos cursos em Marabá e fora também”, comemora Elder.
Para que o projeto do canil pudesse ser realidade, antes mesmo de iniciar os trabalhos, os guardas que trabalham no local receberam diversos treinamentos como o da Polícia do Exército e até em outros estados como São Paulo, Goiás, Tocantins e Maranhão, já que o trabalho ainda era pioneiro aqui. “Tivemos que viajar para estar nos capacitando e hoje estar multiplicando esse conhecimento”, relata.
A GMM conta hoje com a parceria de diversos órgãos de segurança como a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Polícia Civil, Exército Brasileiro e Secretaria Municipal de Segurança Institucional (SMSI).
Melhorias
A mudança para o novo local, localizado no Cidade Jardim, foi realizada em novembro do ano passado. Segundo Lourenço, é uma das poucas estruturas próprias de guarda municipal no Brasil. Hoje o local recebe diversas melhorias como a colocação de gramas para treinamento dos cachorros e plantio de árvores.
“É um investimento da Secretaria de Segurança junto com gestão do prefeito Tião Miranda. Ficamos bastante felizes e agora podemos dizer que temos a nossa casa própria. Os investimentos estão só iniciando e vamos procurar estruturar cada vez mais a nossa base”, conclui.
Texto: Fabiana Alves
Fotos: Jéssika Ribeiro e Arquivo Secom