Carnaval 2023: Equipes realizam montagem de estruturas dos palcos para as atrações
A folia de Carnaval deste ano receberá diversas atrações nos 4 locais oficiais da festa, definidos pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult), durante os dias 18 a 21 de fevereiro. Para receber os artistas que devem animar os brincantes, várias equipes trabalham para montar as estruturas de palco na Praça São Félix de Valóis, Marabá Pioneira; Feira da Folha 28, Núcleo Nova Marabá; Praça do Novo Horizonte, Núcleo Cidade Nova; e na Praça dos Sonhos, Núcleo São Félix. Além disso, a Secult apoiará o evento organizado por brincantes em Morada Nova.
Para fiscalizar a segurança das estruturas nos espaços públicos, vários agentes do Departamento de Postura do Marabá estão presentes durante as montagens de todos os palcos, e também devem supervisionar a distribuição organizada dos ambulantes autorizados e dos brincantes, em cada espaço, nos 4 dias de folia.
“A gente está aqui responsável pelo espaço público, tentando deixar preparado para receber esse povo. Como tem um bom tempo que não tem evento, a gente espera que muita gente prestigie. A gente está responsável por essa área e está fiscalizando o espaço, deixando mais livre para o pessoal brincar à vontade e também para que tudo esteja bem montado e não aconteça nenhum imprevisto”, enfatiza Pedro Barbosa, fiscal da Postura.
A Postura pede para que a população brincante tenha respeito com os espaços públicos, como por exemplo a nova Feira da Folha 28, Orla da Cidade e as praças do Novo Horizonte e dos Sonhos. “Com essa feira nova e com o pessoal que virá brincar, tem que ter o máximo cuidado. A gente até pede para a população não depredar o espaço público, porque é um espaço novo”, solicita o fiscal.
Para completar os esquemas de segurança à população, os órgãos de Segurança Pública do estarão de plantão, como o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Departamento de Trânsito do Estado (Detran), Departamento Municipal de Trânsito Urbano (DMTU), Guarda Municipal de Marabá (GMM), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), agentes dos Conselho Tutelares, Polícias Militar, Civil e Rodoviária Federal.
Texto: Sávio Calvo
Fotos: Sara Lopes e Nathália Costa