Cultura: Instituto Pontal Cultural lança exposição de 15 artistas em novo espaço
Inaugurada recentemente, a nova sede do Pontal Instituto Cultural recebeu, na sexta-feira, 17, sua segunda exposição de artes, intitulada Pontal Cultural, que é uma coletiva de 15 artistas visuais da região de Carajás, composta por 25 obras de fotografias, desenhos, pinturas e esculturas de artistas do sudeste paraense.
A nova sede fica localizada na Avenida 2.000, no bairro Belo Horizonte e é composta por uma galeria de arte destinada às exposições coletivas ou individuais, biblioteca de artes, ateliê comunitário, sala de multilinguagem e sala de acervo técnico.
A Exposição Pontal Cultural tem como objetivo estimular as conexões entre os artistas e a produção de obras que interajam com Marabá e região de Carajás, dando visibilidade a produção das artes visuais paraenses. As obras dessa exposição ficarão disponíveis para apreciação do público até o dia 8 de abril, juntando-se às comemorações do aniversário de Marabá, que completará 110 anos de emancipação.
A realização da exposição tem o apoio da Prefeitura Municipal de Marabá e da Câmara de Vereadores, por meio de emenda parlamentar para a cultura, gerando o Termo de Fomento Nº 52/2022, que possibilita a realização do projeto.
Um dos expositores, o artista plástico e presidente da associação, Marcone Moreira, conta que a associação já tem cerca de 25 anos, mas tiveram que dar uma pausa e agora estão comemorando o retorno.
“Voltamos agora com um novo nome que é Pontal Instituto Cultural, pois o antigo nome já não cabia mais dentro do contexto atual em que vivemos. Abrimos com uma exposição anteriormente e fechamos por um período curto. Agora estamos retomando com uma melhor infraestrutura do espaço, melhores instalações, esse processo ainda está em curso. Queremos ainda refrigerar o espaço, o ambiente”.
O defensor público, Adonai Farias, ficou sabendo da exposição pela imprensa e foi conhecer o novo espaço com os amigos. Ele comenta o que achou da exposição.
“Achei interessante Marabá ter um espaço que promovesse a arte. A gente está numa região muito carente de arte e é necessário que a gente abra espaços que permitam que a população tenha acesso. Fiquei muito satisfeito de ter a oportunidade de conhecer e espero que isso fique por muito tempo e que muitas pessoas do nosso município possam conhecer e apreciar a arte da nossa terra”, pontua.
A empresária Cora Watzl também é apreciadora de artes e esteve no local para prestigiar o evento.
“Eu vim para incentivar para que tenha mais eventos assim, mais mostras da arte, de cultura. Eu sempre gostei e todo lugar que vou eu procuro pesquisar. Quando fiquei sabendo que tinha, fiz questão de vir prestigiar e ver os artistas locais e ver o que as pessoas oferecem de arte”.
Uma das fotógrafas com exposição de seu trabalho, Núbia Suriane, apresentou fotos da enchente de Marabá.
“Trouxe um olhar único que traz a nossa realidade por longos anos, desde que Marabá foi criado”. Ela ainda comenta que o novo local é um ponto fixo para reuniões e trocas de ideias, um ponto de cultura, pois a associação liga todos os artistas do sul e sudeste do estado. “Estamos só começando. Vem coisa linda por aí”, finaliza.
Texto: Fabiana Alves
Fotos: Sara Lopes