Carnaval 2023: Na Folha 28, 3º dia de folia, atrai mais de 25 mil brincantes
A galera se divertiu muito com os shows de vários artistas, que se apresentaram na segunda-feira, 20, no 3º dia de Carnaval, organizado pela Secretaria Municipal de Cultura em parceria com o bloco Vai Quem Quer.
Desta vez, a folia foi realizada no estacionamento da Feira da Folha 28, na estrutura montada especialmente para o evento. Segundo a direção da agremiação carnavalesca, mais de 25 mil pessoas estiveram presentes, na volta do carnaval, após 2 anos de pandemia.
A fotógrafa Aimê Carvalho, 31 anos, trouxe a família para curtir o primeiro carnaval em Marabá. “Eu cheguei aqui no mesmo ano em que começou a pandemia, então esse é o meu primeiro carnaval em Marabá. É uma cultura diferente da pernambucana, mas me surpreendeu positivamente e estou curtindo muito a festa, a organização e tem bastante gente. Achei bem bacana e amanhã (terça) eu vou no da Cidade Nova”, afirma.
O professor Ribamar Ribeiro, 46 anos, conta que adora cair na folia com a esposa, e já participa desde 2008 dos arrastões de carnaval em Marabá. “Essa é a festa da retomada, após a pandemia. É a festa da recomposição da diversidade. Então o bloco ‘Vai quem quer’ une e aglutina tudo isso. É um bloco que agrupa os foliões que querem se divertir de forma diferente. Esse bloco tem na sua marchinha um contexto histórico da região que o torna diferente”, ressalta.
A folia começou às 16 horas, com o tradicional arrastão do bloco “Vai quem quer”, conduzido por 2 trios elétricos que fizeram a festa junto com os brincantes, tocando as famosas marchinhas de carnaval. O bloco percorreu as Folhas 27, 20, 21 e encerrou no palco montado para o início das atrações.
A primeira apresentação foi a banda “Negra Melodia”, que aqueceu os foliões com ritmos afro-brasileiros, como o axé. “Foi maravilhoso o show com esse mar de gente aqui do ‘Vai quem quer’, é uma galera muito animada. E eu quero agradecer demais a Secretaria de Cultura da Prefeitura, por ter convidado a gente para estar com esse povo aqui hoje, depois de dois anos de pandemia. A gente levantou toda essa galera do chão”, expressa a vocalista da banda, Jane Martins.
Em seguida, a animação ficou por conta do cantor Luizinho Swing, aos ritmos de pagode. E às 22h, o público recebeu a atração mais esperada da noite, a famosa banda paraense “Fruto Sensual”, que fascinou com vários sucessos do grupo.
“A galera já cria uma expectativa quando a gente fala que vem cantar em Marabá. Falou que vem, a galera já fica mandando mensagem. É um carinho tão grande. E a gente tenta retribuir em forma de um belo show, cantando os sucessos como ‘Príncipe Negro é o show’, ‘Está no ar’, e lógico, um pouquinho de carnaval para gente matar a saudade desse tempo que a gente ficou sem curtir esses carnavais maravilhosos que a gente tem aqui no Pará”, enaltece a cantora Valéria Paiva, vocalista da banda.
A folia terminou por volta de 00h45, aos sons eletrônicos de melody do DJ Renison Vip.
Para organizar o trânsito ao redor da festa, 35 agentes do Departamento Municipal de Trânsito Urbano (DMTU) atuaram para manter a segurança de motoristas e pedestres durante todo o evento. Os agentes destacaram que a missão maior é prevenir vidas, fazendo o isolamento do perímetro todo da Folha 28, trazendo a segurança dos foliões que vem brincar.
Além disso, 10 fiscais do Departamento Municipal de Fiscalização de Postura (DMFP) estiveram presentes. “Nós estamos dando apoio nas barracas e até recolhendo algumas para dar mais espaço para o pessoal brincar. Estamos também recolhendo muitos recipientes de vidro que estão trazendo aqui e também orientando os brincantes”, pontua o fiscal Pedro Barbosa.
E para completar os esquemas de segurança, 15 agentes da Guarda Municipal (GMM) atuaram em todos os pontos, além de 20 fiscais do Departamento Municipal de Segurança Patrimonial (DMSP), 10 equipes do Corpo de Bombeiros e também uma equipe médica, com ambulância, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
“Nós estamos aqui para atender qualquer ocorrência de necessidade de saúde da população, hoje pelo setor de Extramuro, com enfermeiro e técnico de enfermagem, à disposição da comunidade, juntamente com os demais órgãos”, destaca o enfermeiro Alexssandro Souza.
Houve também plantão social da Secretaria Municipal de Assistência Social e Assuntos Comunitários (Seaspac), com a presença de profissionais do Centro de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS). “Estamos aqui para inibir situações de crianças em vulnerabilidade social como trabalho e prostituição infantis. Estamos para orientar essas pessoas sobre a importância de cuidar dessas crianças e não deixá-las de forma vulnerável. Se for necessário, a gente aciona o Conselho Tutelar ou outros órgãos parceiros. Mas antes, a gente faz o levantamento de dados para que o CREAS possa fazer uma visita no lar daquela pessoa”, enfatiza o orientador social da Seaspac, Murilo Ruirring.
A programação de Carnaval em Marabá continua, com mais folia nesta terça, 21, no núcleo Cidade Nova, com arrastão do Bloco “Gaiola das Loucas”, saindo às 14h da Feira no bairro Laranjeiras, e segue até a Praça do Novo Horizonte, na Avenida Tocantins, ao som de vários artistas como DJ Luan Hifi e segue com a Banda Carnavalesca de Marabá, Ailton Pagodão, Beto Lima, Banda Warilou e DJ Maestro Nilson.
confira outras fotos:
Texto: Sávio Calvo
Fotos: Jordão Nunes, Sara Lopes e Sávio Calvo