Cidade: Com a interrupção do abastecimento de água pela Cosanpa, chafarizes do município auxiliam moradores
Nos últimos dias, devido a um problema de abastecimento da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), gerenciada pelo Estado, a população de Marabá tem passado por problemas com a falta de água encanada, chegando às residências. Para ajudar a passar por esse momento, a população tem contado com o suporte de chafarizes, localizados em escolas e Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, mantidos pela Secretaria de Viação e Obras Públicas.
O pedreiro João Farias, morador do Bairro da Paz, é um dos que está utilizando o chafariz. Ele conta que está indo duas vezes ao dia até a UBS Jaime Pinto para pegar água. “Já utilizo normalmente água aqui para beber. Agora, durante esse período, estou vindo com mais frequência, bota o galão e as garrafas na bicicleta e viemos aqui. Ainda bem que temos esse local”, comenta.
Em Marabá, há 156 chafarizes contemplando zonas urbana rural. Atualmente, foram reformados oito em diferentes pontos do município. São eles: UBS Hiroshi Matsuda, Folha 11; UBS Mariana Moraes, KM7; Escola Miriam Moreira, Folha 7; Escola Albertina, Folha 6; Escola Pedro Cavalcante, Folha 12; Escola Cursino de Azevedo, Folha 10, e Escola Olinda Costa, bairro Laranjeiras.
O Emerson Soares também utiliza esses espaços para poder tomar banho, cozinhar e beber. Ele é morador da Travessa Manaus, no núcleo Cidade Nova. “A gente vai apelando para quem tem poço, mas para não incomodar viemos aqui abastecer. Está uma fila pequena, mas está ajudando. Muitos já utilizam aqui normalmente, mas agora a demanda está maior devido ao problema”, destaca.
Em comunicado oficial, a Cosanpa afirma que o problema foi ocasionado por oscilações de energia, registradas na manhã de domingo (19), na Estação de Tratamento de Água da Nova Marabá, responsável pelo sistema que abastece cerca de 84 mil habitantes nos dois núcleos mais afetados.
Por conta da interrupção no fornecimento de água no município pela Cosanpa, a Secretaria de Educação (Semed) suspendeu as aulas nesta quinta-feira, 23, em 10 escolas da rede municipal que são abastecidas exclusivamente pela Companhia de Saneamento do Estado.
São elas: EMEF Basílio Miguel dos Santos, na Rua das Cacimbas, bairro Amapá; Núcleo de Educação Infantil (NEI) Clarice Lispector, na Travessa Pedro Fontenelle, Cidade Nova EMEF Cisne Branco, na Folha 11 EMEF Professora Fátima Maria Gadelha, Folha 29; EMEF João Anastácio de Queiroz, Folha 16; EMEF Professor Mário Antônio Alves, Folha 25; EMEF Odílio Maia, Folha 8; EMEF Oneide de Souza Tavares, Folha 30; EMEF Pequeno Príncipe, Folha 32 NEI Gabriel Sales Pimenta, na Folha 23.
As Escolas da Marabá Pioneira, como não foram afetadas pela falta de água/Cosanpa, tiveram período reduzido como as demais escolas que possuem poços.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Sara Lopes