Fevereiro Roxo: 2ª Caminhada de alerta quanto aos cuidados com Fibromialgia e Lúpus
Uma caminhada para alertar a população sobre duas doenças que possuem um sintoma em comum: Lúpus e Fibromialgia. A ação aconteceu no sábado, 25, pela Avenida Marechal Deodoro, na Marabá Pioneira, reuniu dezenas de pessoas que fazem o tratamento e serviu também para conscientizar a população sobre as doenças.
A Fibromialgia e o Lúpus são duas doenças que causam dores no corpo, que podem ser nas articulações e nos músculos. No entanto, vale ressaltar que se tratam de enfermidades totalmente diferentes. Lúpus é causado pelo desregulamento dos anticorpos no organismo humano, enquanto Fibromialgia é causada por alterações no sistema nervoso.
Maria Luiza Dias Kluck, sentiu os primeiros sintomas durante a gravidez da filha caçula, atualmente recebe acompanhamento médico e a maior parte da medicação da rede pública de saúde.
“Hoje já tem 20 anos que convivo com a doença. Até então sentia dores nos braços, nas articulações e sempre pensei que eram dores normais no corpo, pois nunca havia ouvido falar em fibromialgia e então fui diagnosticada. Hoje venho recebendo e tomando minha medicação e com o acompanhamento a gente vai sobrevivendo, mas sempre com alguma dor. Recebemos a medicação da Secretaria de Saúde”, enfatiza.
De acordo com Caroline Lima Tremblay, uma das realizadoras do evento, a primeira caminhada aconteceu em 2019 e contou com a participação de aproximadamente 100 pessoas. Atualmente já são 215 pessoas que foram diagnosticadas com uma das duas doenças.
“É um desafio muito grande viver com fibromialgia, pois fazemos planos e não conseguimos realizar devido às dores e às vezes temos que fazer com dores e as atividades físicas ajudam muito. Essa caminhada é um evento que acontece no Brasil inteiro e aqui é necessário que as pessoas possam alertar a população para esta doença. Este é o segundo ano, sendo que o primeiro foi antes da pandemia”, declara.
A empresária Lorena Bernardo Ferraz, integra o grupo Garpa (Grupo de Apoio a Pacientes Reumáticos do Sul e Sudeste do Pará), que é uma entidade que também apoia a causa dos pacientes de Lúpus e Fibromialgia. “É uma iniciativa dos dois grupos para conscientizar a população e também às pessoas que têm lúpus ou fibromialgia e ainda não sabe. Estamos aqui para alertar e mostrar que existimos. Essa ajuda é mútua entre comunidade e pacientes”, pontua.
A Segunda Caminhada de Conscientização do Lúpus e Fibromialgia do Grupo Garpa e da Asspafibro (Associação do Sul e Sudeste dos Pacientes com Fibromialgia) conta com apoio da Prefeitura de Marabá através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel).
“A gente fala que na secretaria trabalhamos com a saúde de forma preventiva. Então a gente vende essa ideia que a atividade física e alimentação saudável é a prevenção e neste caso do grupo, as atividades servem para atenuar a dor para essas pessoas com fibromialgia. Já acompanhamos o grupo há alguns anos com a realização de várias atividades físicas voltadas para estas pessoas”, explica Thiago Ferraz, Secretário de Esporte e Lazer.
O Poder Legislativo foi representado pela vereador Dra. Cristina Mutran. “Na legislatura passada tivemos esse olhar para os pacientes com lúpus e fomos autora do anteprojeto que beneficia os pacientes, pois são duas doenças crônicas que não têm tratamento e hoje estamos fazendo esse trabalho de conscientização e divulgação mostrando que essas pessoas existem e têm que ter atendimento prioritário”, relata.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Sara Lopes