Educação: CEEJA oferece oportunidade de continuidade dos estudos
O Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceeja) oferece ensino personalizado para pessoas com mais de 15 anos de idade e que não tenham concluído o Ensino Fundamental II, entre 6º e 9º ano.
A Escola Tereza Donato, no núcleo Cidade Nova, em frente à Justiça Federal, é o centro de referência do programa, que conta com extensão em outras dez escolas do município. No momento, são 2027 alunos matriculados na modalidade atualmente.
Na Escola Tereza Donato, as aulas acontecem nos três turnos. Já nas unidades de extensão, as aulas acontecem apenas no período noturno.
As pessoas interessadas podem concluir o ensino fundamental em 18 meses. As disciplinas são divididas em módulos. Sendo que em cada módulo, o estudante tem de duas a três aulas semanais, a depender da disponibilidade, além dos atendimentos individuais quando necessário, o que caracteriza o ensino personalizado.
Os alunos têm acesso a oitos disciplinas: Língua Portuguesa e Matemática (10 módulos), História e Geografia (nove módulos), Ciências (sete módulos), Artes, Educação Física e Língua Estrangeira Inglês (seis módulos). Os módulos duram, em média, uma semana. Com as matrículas, os grupos de estudos são formados e as aulas marcadas.
Um dos objetivos do programa é garantir que pessoas que, por diversos motivos não puderam concluir os estudos no nível fundamental, tenham a oportunidade de recomeçar e seguir com a formação.
“No Ceeja, a troca de saberes busca construir um ambiente em que o conhecimento de cada um é valorizado. Por meio dos planos de ensino da escola, são traçadas estratégias de ensino e de aprendizagem que organizam a trajetória a ser desenvolvida em cada disciplina e no diálogo entre elas”, explica Kátia Maria de Oliveira, diretora do centro.
O projeto apresenta bons resultados. Alunos que passaram pelo Ceeja já ingressaram na faculdade e conseguiram se encaminhar para o mercado de trabalho.
Outra informação importante é que por meio de uma parceria com o Governo do Estado, o estudante pode dar continuidade aos estudos no ensino médio, também por meio do Ceeja na unidade da Escola Tereza Donato, próxima à Câmara Municipal.
Serviço
As matrículas para o CEEJA ocorrem durante todo o ano. Os documentos necessários são cópias do RG, CPF, Cartão SUS, Certidão Civil de Nascimento ou Casamento, Comprovante de Residência e Histórico Escolar ou Declaração de Conclusão do Ensino Fundamental I. Ressalta-se que é necessário ter mais de 15 anos de idade.
As matrículas podem ser feitas nos dois pontos da Escola Tereza Donato, um que fica atrás da Câmara Municipal, voltado ao ensino médio, gerido pelo Governo do Estado, e o outro que fica próximo à Justiça Federal, voltado ao ensino fundamental e gerido pelo município, bem como nas unidades de extensão do programa, nas Escolas Municipais João Anastácio de Queiroz (Folha 16), Darcy Ribeiro (Avenida Boa Esperança, Jardim Bom Planalto), Josineide Tavares (Rua Coronel Manoel Bandeira, Liberdade), Pedro Peres (Rua Pedro Carneiro, Morada Nova), Maria das Graças (Rua 13 de Maio, Bela Vista), José Flávio (Avenida Araguaia, Nossa Sra. Aparecida), Judith Gomes Leitão (Travessa Santa Teresinha, Marabá Pioneira), Martinho Mota da Silveira (Folha 27), São Félix (Rua Jarbas Passarinho, São Félix) e Walquise Viana (Avenida Espírito Santo, São Félix).
Texto: Ronaldo Palheta