SMS: Campanha “Março Lilás” conscientiza população sobre saúde da mulher
Além do dia 8 ser uma data especial em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, março também marca um período de atenção especial à saúde feminina. A Campanha Nacional “Março Lilás” busca conscientizar a população sobre a prevenção e combate ao câncer de colo uterino. Dessa forma, A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através de todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) realiza palestras sobre a saúde da mulher durante o mês inteiro.
Inclusive, o Centro de Referência Integrada em Saúde da Mulher (Crismu) estenderá os horários até às 22h, entre os dias 20 a 31 de março. Já no dia 25, sábado, o Centro ficará aberto das 8h às 19h para intensificar a campanha, com exames de Prevenção do Câncer de Colo Uterino (PCCU) por livre demanda, além de ampliar os atendimentos previamente marcados nas UBS’s.
Segunda a coordenadora de Saúde da Mulher da SMS, Gabriela Cavalcante, os atendimentos estendidos no Crismu irão reduzir a fila da regulação nas UBS’s.
“Para aqueles atendimentos já previamente agendados, o Crismu chamará, por meio de telefonema, essas mulheres que já foram cadastradas em nosso sistema”, reitera.
Para ela, a realização da campanha é fundamental, pois segundo o Ministério da Saúde, a cada 100 mil mulheres na Região Norte, 10 morrem em decorrência do câncer do colo de útero, o que o torna o quarto tumor que mais mata no Brasil entre a população feminina.
“É uma campanha nacionalmente conhecida, onde nós vamos trabalhar a questão da prevenção do câncer do colo do útero, e a prefeitura vai estar comprometida, intensificando, os atendimentos à mulher durante esse mês de campanha. Em todas as todas as UBS’s haverá o Dia D da campanha, onde se tem palestras, atendimentos e a coleta do PCCU, que é na verdade o método mais efetivo em relação à prevenção do câncer do colo do útero. Qualquer mulher que já tem uma vida sexualmente ativa pode realizar a prevenção do câncer do colo do útero através do PCCU.”, assegura.
Conscientização e prevenção
A coordenadora pontua que a sensibilização deve ser levada a toda família. “Não somente as mulheres, como também os homens, porque muitas vezes é um hábito que os maridos têm receio das mulheres em realizar esse tipo de exame. A gente sabe que é um exame um pouco invasivo, no entanto, é importante para a prevenção, pois a melhor forma de no futuro não precisar de um atendimento mais grave ou uma retirada do útero. É a forma de prevenir essa doença, que acaba acarretando a mudança não somente na forma física, mas também psicológica e que invade toda a estrutura familiar”.
Serviço
Durante o ano inteiro, todas as Unidades Básicas dispõem de exames de PCCU, por livre demanda, e encaminhamentos de outros exames ao Crismu, como biópsia e outros procedimentos no aparelho uterino. Além disso, a vacinação contra o vírus HPV está disponível para ambos os sexos, de 9 a 14 anos.
Cronograma Março Lilás
Durante todo o mês de março, as cinco unidades que já estão abrindo em horário estendido, estarão realizando coleta de PCCU.
Texto: Sávio Calvo
Fotos: Nathália Costa e Arquivo Secom