SMS: Vacina Bivalente da Pfizer contra Covid-19 está disponível em todas as Unidades de Saúde
Continua acontecendo em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) a nova etapa da campanha de vacinação contra Covid-19. Nesta etapa, que teve início na segunda-feira, 27, são atendidos idosos a partir de 70 anos, pessoas que moram em ILP (Instituição de Longa Permanência), como o Lar São Vicente de Paula e imunossuprimidos a partir dos 12 anos de idade.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disponibiliza 7 mil doses da vacina Bivalente da Pfizer em todas as UBS. As bivalentes recebem esse nome porque, diferentemente das monovalentes, que só tinham a cepa original do vírus, elas foram atualizadas para proteger também contra a variante Ômicron, que predomina atualmente no mundo.
De acordo com o enfermeiro Fernando Gomes, Coordenador do Departamento de Imunização/SMS, para o paciente receber a bivalente, além de estar no grupo prioritário deve ter recebido pelo menos duas doses da vacina monovalente.
“Para quem não faz parte dos grupos prioritários, a Secretaria de Saúde reforça que a vacina monovalente original continua sendo fundamental no combate à Covid-19 e está à disposição da população. Orientamos ainda que para receber a vacina bivalente, o paciente tenha no mínimo 4 meses da última dose da vacina monovalente”, explicou Fernando Gomes.
O engenheiro Clayton Labres recebeu a dose da vacina bivalente na manhã de quarta-feira,1º de março, na UBS Enfermeira Zezinha na Folha 23. Ele conta que em 2020 contraiu o vírus da Covid e ficou internado por mais de 10 dias e que em 2021 apresentou novamente os sintomas com menor intensidade porque já havia recebido as doses da vacina monovalente.
“Eu faço o pedido para que todos procurem os postinhos e vacinem-se, pois é fundamental. Em 2020 estive internado aqui em Marabá por mais de 10 dias e depois contraí novamente o vírus, mas foi de forma mais branda e me incomoda ver pessoas sem máscara. Temos que nos prevenir, pois o vírus ainda não foi embora não”, relata Clayton Labres.
O aposentado José Faustino Neto, 78 anos, também recebeu a dose da vacina bivalente na UBS Enfermeira Zezinha. Ele diz que todos devem se proteger contra o vírus.
“Eu tive conhecimento da campanha pelo Facebook da prefeitura e na conjuntura atual em que vivemos, com essas doenças aparecendo temos que ficar informados, tomar as vacinas que aparecem, seguir as instruções. Peço para todas as pessoas não terem medo e se vacinarem, nos protege, salva a nossa vida e de outras pessoas”, Enfatiza José Faustino.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Secom