Março Lilás: Secretaria de Saúde realiza abertura oficial da campanha voltada à prevenção do câncer uterino
Na manhã de quarta-feira, 8 de março, a Secretaria Municipal de Saúde deu início à campanha Março Lilás, que transcorre durante todo o mês com ações voltadas para a prevenção ao câncer de colo de útero. O objetivo é conscientizar não só as mulheres, mas também os homens quanto à importância da prevenção que é realizada através do exame de PCCU e das vacinas contra HPV em crianças de 9 a 14 anos. O evento foi voltado para as servidoras da saúde e aos gerentes das unidades.
A abertura oficial foi realizada pela coordenadora da Saúde da Mulher da Secretaria de Saúde, Gabriela Cavalcante, que destacou a importância do evento.
“Hoje estamos realizando tanto a abertura do Março Lilás como comemorando o Dia Internacional da Mulher, uma data tão importante que significa conquistas e tempos de lutas em relação à política, a trabalho, ao meio cultural, ao meio social, tudo isso representa a busca da mulher por esse empoderamento. Estamos iniciando a campanha também visto que o câncer do colo de útero é um dos que mais mata as mulheres da nossa região Norte”, explica.
Na ocasião, também foram realizadas dinâmicas, sorteios, momentos de fala e uma palestra sobre o tema. A palestrante foi a professora do curso de enfermagem da Faculdade Carajás, Luana de Jesus, que falou sobre a importância da prevenção.
“O câncer do colo de útero é o terceiro mais incidente em todo o Brasil e tem alta taxa de mortalidade quando não tratado adequadamente e para um tratamento eficaz e de forma precoce, deve haver a questão do diagnóstico, que é realizada através do exame de PCCU (Papanicolau), que é disponibilizado em todas as unidades básicas de saúde e é uma das formas de prevenção, pois quando é feito regularmente como recomendado pelo Ministério da Saúde, ela consegue descobrir a lesão precocemente antes de se instaurar o câncer em si, fazendo com que ela busque um tratamento e tenha uma chance de cura bem maior”, reforça.
A estagiária do setor de saúde do homem, idoso e tabagismo da SMS, Mikaelly Gama, que participou da abertura, fala o que acha da campanha.
“Essa campanha vai agregar muito conhecimento às mulheres sobre o câncer de colo de útero, como fazer o tratamento, a prevenção. Eu já estudo enfermagem e já tenho um pouco de conhecimento sobre o assunto. Acho que tem que ser ainda mais divulgado para a gente saber identificar o problema do início, fazer a prevenção”.
A coordenadora interina da Educação Continuada EAD do Centro de Especialidades Integradas, Lisraiane Mendes, também enaltece a realização da campanha.
“As mulheres precisam se conscientizar, ter esse olhar para si, porque hoje em dia a mulher não se prioriza e campanhas como essa servem para chamar a atenção da mulher para esse olhar de se cuidar, de separar um tempo para poder verificar como está a saúde dela. A gente sabe que tem como prevenir o câncer e a melhor forma é através da conscientização. Precisamos multiplicar essas informações para todas as mulheres”, destaca.
Um dos homens presentes no evento, o coordenador de Recursos Humanos, Jeffson Oliveira, fala da importância desse evento no dia da mulher.
“Essa data é um marco essencial para o reconhecimento do feminismo, portanto uma luta por uma sociedade mais justa e igualitária. E hoje estamos aqui juntos para falar sobre esse assunto e difundi-lo nesse dia tão importante que é o dia das mulheres”.
A programação conta com ações nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), nas Unidades de Saúde da Família (USF), no Hospital Materno Infantil e no Centro de Referência Integrado à Saúde da Mulher (Crismu) com consultas e exames voltadas a este público.
Texto: Fabiana Alves
Fotos: Sara Lopes