Sevop: Diversos bairros ganham pavimentação em concreto nas ruas de Marabá
Pavimento em concreto possui maior tempo de durabilidade, especialmente nas áreas que sofrem influência do lençol freático. O concreto melhora a vida útil nas ruas pavimentadas
Melhoria na qualidade de vida da população começa com a pavimentação das ruas, um exemplo é a Avenida Alfredo Monção, no bairro da Paz. O que antes era um trecho quase intrafegável devido ao acúmulo de lama e muita poeira, hoje apresenta uma realidade completamente diferente para quem passa pelo local. A avenida que atravessa o bairro, recebeu completo serviço de drenagem das águas pluviais e foi toda pavimentada com concreto armado. Esse tipo de asfalto também foi utilizado no bairro Liberdade, na Avenidas Gaviões, Orlando Solino, Maria Adelina, Brasil, Gabriel Pimenta, entre outras.
Na Nova Marabá, os moradores também vivem essa realidade, como na Folha 6, Folha 8, Folha 10, Folha 28 e na Avenida das Torres, no bairro Araguaia.
De acordo com o engenheiro civil Fábio Moreira, Secretário Municipal de Viação e Obras Públicas, essa mudança nos serviços de infraestrutura que estão acontecendo nas vias públicas se justifica.
“Isso aconteceu logo no início, pois antes utilizamos 100% da pavimentação asfáltica, exceto na Velha Marabá devido às inundações. Porém começamos a observar que em vários bairros, principalmente no inverno, o lençol freático, a água chega muito em cima e isso estava diminuindo a vida útil, deteriorando muitos pavimentos em asfalto que não conseguiam durar nem dois anos. Então começamos a ver que o pavimento em concreto, apesar de chegar a ser 30% mais caro, possui maior tempo de durabilidade e a longo prazo vai se pagar. Começamos a adotar o pavimento em concreto e na maioria das vezes em concreto armado”, explica.
Nesta sexta-feira, 10, os serviços de infraestrutura continuavam na Avenida das Torres com a finalização dos contornos das duas vias que receberam recentemente a pavimentação em concreto em substituição ao asfalto. O asfalto já apresentava bastante problemas devido ao intenso tráfego de veículos pesados e acúmulo de água.
Fábio Moreira também ressalta que o asfalto em muitas ruas em Marabá existe há mais de 20 anos. Com o tempo útil já bastante avançado. Nestes casos, a Sevop vai iniciar o serviço de recapeamento asfáltico logo que cessar o período de chuvas para reduzir os problemas.
“O asfalto somente será usado para o recapeamento. Começamos a perceber que muitas ruas foram feitas há aproximadamente 20 anos. Começou a ter incidência, abrir buracos e vamos começar um trabalho de recapeamento como a Avenida Tocantins, VP-8, BR e vamos melhorar com uma nova camada de asfalto”, informa.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Nathália Costa e Arquivo Secom