Bolsa Família: Secretaria de Saúde realiza pesagem para acompanhamento de beneficiários do programa
Iniciou o período em que beneficiários do programa de distribuição de renda Bolsa Família do governo federal devem realizar a antropometria, que é a medição de peso para atualização de dados junto ao sistema do programa.
Chamada de período da 1ª Vigência de 2023, o prazo para realização da medição de peso vai até o dia 30 de maio. Diante disso, nas Unidades Básicas de Saúde realizam as ações de pesagem.
“Nós, enquanto saúde, temos uma condicionalidade dentro do programa Bolsa Família. Duas vezes por ano, temos que acompanhar os beneficiários, realizando a antropometria, acompanhando principalmente gestantes e crianças por causa da caderneta de vacina”, explica Maiana Stringari, coordenadora municipal de nutrição e saúde da criança e do adolescente.
Gestantes, meninos de até oito anos e meninas que recebam o benefício, independente da idade, podem realizar a antropometria. Após essa idade, os meninos são acompanhados apenas pela frequência escolar.
“Que as mães levem a caderneta de vacinação das crianças porque no mapa do programa Bolsa Família solicita que a criança esteja com a caderneta de vacina para averiguar se está atualizada ou não. Para a gestante, a gente solicita que leve a caderneta de pré-natal para averiguar se ela está tendo o devido acompanhamento dentro da UBS. Levar o número de identificação social e o Cartão SUS para que seja preenchido da forma devidamente correta”, ressalta.
Outra frente de realização dessa atividade é por meio da visita domiciliar feita pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Já as famílias, que moram em áreas distantes da UBS, o pedido é para que se desloquem à unidade mais próxima.
Segundo os dados mais recentes, no município há 42.771 beneficiários do Bolsa Família. Na última vigência, Marabá acompanhou mais de 62% dos beneficiários.
A atualização desses dados é importante para a continuidade no programa, pois o Bolsa Família leva em consideração se a caderneta de vacinação e a frequência escolar estão em dia.
“O que a gente pede é que não deixe para cima da hora porque depois que o mapa é realizado, na Unidade Básica de Saúde, é referido para a coordenação, aqui para a Secretaria e a gente precisa lançar tudo isso no sistema”, conclui Maiana Stringari.
Marabá é uma cidade com volatilidade em relação à sua população. Nesse sentido, é necessário sempre atualizar o endereço porque o mapa emitido pelo sistema do Bolsa Família mostra onde as equipes da UBS devem atuar para elaborar a pesagem.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Paulo Sérgio Santos