SMS: Sistema de prontuário eletrônico auxilia o trabalho nas unidades de saúde do município
A primeira Unidade Básica de Saúde a receber o sistema de Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) em Marabá foi a UBS Hiroshi Matsuda, na Folha 11, Nova Marabá, em novembro de 2020. A UBS conta com 11.300 usuários cadastrados. Hoje, no município, o sistema, preconizado pelo Ministério da Saúde, já está implantado em 14 unidades de saúde de Marabá.
O PEC é um software online, acessado por meio de um link, onde todas as informações clínicas e administrativas do paciente ficam armazenadas, no contexto da Unidade Básica de Saúde (UBS). O principal objetivo é informatizar o fluxo de atendimento do cidadão, realizado pelos profissionais de saúde. Na UBS Hiroshi, os profissionais treinados foram multiplicadores do conhecimento a outros sobre como acessar e utilizar o sistema.
Segundo Dilceu Barroso, gerente da unidade, o primeiro passo quando o paciente chega na UBS é a realização do cadastro, com a coleta dos dados necessários para alimentar o sistema, como número do cartão SUS, nome completo, CPF, RG, endereço, telefone e o quadro clínico. Depois disso, ele é encaminhado para a triagem, onde é feita a pesagem e registrados os dados clínicos, que também são inseridos no sistema. E, daí, o paciente segue para o atendimento médico, de enfermagem ou odontológico, dependendo da necessidade, sendo, portanto, um sistema integrado.
“Em cada etapa, todas as informações clínicas do paciente ficam no sistema. Em qualquer outra unidade de saúde que o paciente for, basta ele fornecer o número do cartão SUS ou CPF e o profissional terá acesso a todo o prontuário dele, a toda questão de saúde dele, a todo estado clínico do paciente. Isso melhora muito para a população, pois saímos do processo manuscrito para o processo informatizado, que é muito mais rápido”, afirma.
O coordenador do E-SUS e Cartão SUS, Esojairan dos Santos (Jairo), implantou o software e explana que o PEC ajuda na organização da agenda da unidade. “O paciente chega na recepção e quer passar na frente, quer ser chamado logo, não consegue, pois o sistema possui uma rotina. Conforme foi lançado no sistema, ele vai ser atendido, não tem como passar na frente. O sistema organiza a gestão na unidade de saúde”, revela.
Ainda de acordo com Jairo, o sistema permite que os gestores tenham acesso a tudo que acontece nas unidades de saúde. “Era praticamente impossível que se soubesse quantos cadastros temos no município, quantas consultas tivemos hoje. Temos um servidor central para onde vão todas as informações de todos os computadores. Nosso gestor, prefeito, vice-prefeito, secretários, todos têm acesso às informações. Para planejamento, é extremamente necessário”, elucida.
Para a recepcionista e auxiliar de enfermagem, Maria de Nazaré Calixto, o PEC facilitou muito o serviço. “Foi muito importante para a unidade, pois conseguimos puxar todos os dados do paciente já cadastrado e fica tudo registrado. Quem não tem cadastro, a gente faz ou atualiza”, relata.
O assistente administrativo, Guilherme Lopes, afirma que o sistema facilita para o usuário e para os profissionais. “O que acho mais importante é a questão do prontuário. Por se tornar eletrônico, o acesso ficou mais fácil para o usuário e nós mesmos aqui. A gente consegue procurar um documento, ver a data e horário que ele veio anteriormente e fica mais fácil até se precisar de um prontuário mais específico e ver quem fez o atendimento dele”, revela.
Para a equipe do programa Estratégia Saúde da Família, o sistema facilita a busca de pacientes por microáreas e os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) acessam todos os dados do prontuário, por meio dos 300 tablets distribuídos. Muitas vezes são pacientes acamados, com algum problema vascular ou que estão imobilizados e que, por meio do sistema, são encontrados e uma equipe, com todos os dados clínicos em mãos, é direcionada para atendê-los. O próximo passo é a implantação nas 10 unidades da zona rural.
Texto: Fabiana Alves
Fotos: Sara Lopes