SMS/SEMED: Escola Odílio da Rocha Maia recebe Programa Saúde na Escola
O Programa promove a importância de hábitos saudáveis como saúde bucal, atualização de carteira vacinal e cidadania
Durante a manhã de hoje, 22, representantes do Programa Saúde na Escola (PSE) em parceria com integrantes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) da Unidade Básica de Saúde (UBS) Hiroshi Matsuda e alunos do curso de medicina da Faculdade de Ciências Médicas do Pará (Facimpa) realizaram uma ação educativa voltada para 215 alunos de ensino fundamental da Escola Odílio da Rocha Maia e comunidade do entorno. O objetivo é difundir conhecimentos sobre hábitos saudáveis, saúde bucal e fazer a atualização vacinal das crianças, além de promover conhecimentos sobre cultura de paz, cidadania e direitos humanos e distribuir kits de saúde bucal.
De acordo com o enfermeiro Wherveson de Araújo, que participou da atividade, o PSE manda um cronograma mensal de atividades para todas as unidades de saúde.
“Minha equipe ficou responsável por fazer a programação em duas escolas. Os enfermeiros da estratégia procuram a escola e planejam junto às equipes das escolas os temas que serão abordados. Trabalhamos a saúde bucal, hábitos saudáveis, avaliação antropométrica (peso, altura e massa corpórea) das crianças e aplicação de flúor”.
Além disso, houve a verificação da caderneta de vacinação e aplicação das vacinas contra Hepatite B, Hepatite A, Febre amarela, Tríplice viral, HPV, ACWY, DTP, DT, Meningocócica C, Pneumo 10, Varicela e Vacina Inativa da poliomielite em cerca de 85 crianças.
Wherveson ressalta que as atividades na escola são essenciais no que tange à promoção, proteção e à recuperação da saúde tanto das crianças quanto das famílias dessas crianças. “Toda atividade que é realizada fora da unidade de saúde é relevante para a gente fidelizar esse usuário do sistema único de saúde nos programas que o governo oferece, porque a maioria dessas pessoas tem mais de um filho e quando ele vai buscar o filho na escola e ela vê uma equipe de médico, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentista fazendo atividades, ela leva os demais filhos”.
A coordenadora do PSE pela Secretaria de Saúde, Tarcilene Varela, fala da importância dessas ações nas escolas.
“As ações de saúde no âmbito escolar contribuem consideravelmente para melhorar a qualidade de vida dos nossos alunos e da comunidade escolar abordando diversos temas, apropriando a linguagem para cada público, auxiliando na formação do cidadão e conscientização de uma vida saudável e equilibrada, já que os 14 temas abordados incentivam a formação de cidadãos mais conscientes”, assevera.
Ainda em março haverá ações nas escolas Francisca Oliveira coberta pela UBS Mariana Moraes; Jean Piaget coberta pelo PS José Djalma, na vila Santa Fé; Deuzuita Melo de Albuquerque e Elinda Simplício Costa escolas cobertas pela UBS Laranjeiras; Pedro Cavalcante e Felipa Serrão, cobertas pela UBS Hiroshi Matsuda; Cristo Rei, coberta pela UBS Emerson Caselli.
Texto: Fabiana Alves
Fotos: Divulgação