Março Lilás: A UBS Mariana Moraes recebe dia D de ações contra o câncer de colo uterino
A Campanha Março Lilás de prevenção ao câncer do colo de útero e da tuberculose, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio das coordenações de Doenças Crônicas e Saúde da Mulher, continua nas unidades de saúde do município e CRISMU. Na quarta, 22, o Dia D foi na Unidade Básica de Saúde (UBS) Mariana Moraes, no Km 7, Nova Marabá.
A ação contou com palestras das enfermeiras da unidade sobre as duas temáticas, coleta do exame preventivo do colo de útero (PCCU ou Papanicolau), testes rápidos e demais atendimentos de rotina do posto.
Segundo a gerente da UBS, Francisca Barbosa, mais de 50 mulheres participaram da ação. “Em relação ao Março Lilás, sentimos a necessidade de sempre orientar as nossas mulheres. Apesar de fazermos esse trabalho diariamente porque a informação é sempre necessária. Nós sabemos que o câncer do colo de útero é um tumor maligno, que infelizmente ainda acomete várias mulheres no nosso país e no nosso estado não é diferente”, explica.
A gerente ainda reforça que o teste para detectar alguma Infecção Sexualmente Transmissíveis (IST’s), infecção ou câncer instalado, é importante que as mulheres busquem o resultado para fazer o tratamento. “Quando chega o resultado na UBS, a gente já agenda a paciente com o médico ou enfermeira e encaminha para o tratamento. É de suma importância que as pacientes venham a aderir a esse tratamento”, reforça.
Lília Moura, coordenadora de doenças crônicas da SMS, falou da importância de se combater a tuberculose. “Hoje pudemos repassar a população que tuberculose é uma doença infectocontagiosa e afeta principalmente os pulmões, podendo ser grave. Destacamos também o quanto é importante saber sobre a sintomatologia da doença ressaltando nessa perspectiva que a tuberculose tem”, pontuou.
Para saber mais sobre a tuberculose, acesse https://maraba.pa.gov.br/tuberculose-tratamento/
No mês de março já foram 84 coletas de preventivo, sendo que somente no dia D foram 16 exames realizados.
Dentro da programação, o Crismu está com atendimento estendido, de 18 às 22 horas, até dia 31 de março e neste sábado (25), o funcionamento no Centro será de 8 às 18 horas.
Texto: Fabiana Alves
Fotos: Divulgação