Semel: Exercícios em pistas e academias ao ar livre ajudam a combater sedentarismo
A atividade física é essencial para garantir o equilíbrio da saúde física e mental humana, controle de peso e condições como a pressão arterial. Porém, o número de pessoas que ainda não praticam alguma atividade ainda é alto, o que gera o sedentarismo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 23% dos indivíduos adultos são sedentários, já nos mais jovens, esse índice é de 81%. Dessa forma, o Órgão recomenda, ao menos 3 vezes por semana, a prática de alguma atividade, como corrida, caminhada, aeróbica, ciclismo, dentre outros.
Em Marabá, é comum encontrar pessoas fazendo caminhada, corrida ou utilizando as academias ao ar livre, nas pistas de caminhada do Aeroporto; Residencial Tiradentes; Espaço Rotary, Folha 29; Espaço de Lazer “Paulo Marabá” e Orla “Encontro dos Rios”, Marabá Pioneira; pista do Novo Progresso, núcleo São Félix; Orla do Amapá e Avenida Minas Gerais, bairro Belo Horizonte.
Os estudantes Luís Paulo Silva e Heitor Almeida praticam corrida e utilizam a academia ao ar livre da Orla “Encontro dos Rios”. “Eu gosto de vir com os amigos, curtir um pouco, ver uma paisagem dessas. Faço exercícios pela minha saúde, para manter o corpo em dia, em forma”, revela Luís Paulo.
“Pratico exercícios muito mais pela saúde. Muitas pessoas, hoje em dia, estão muito sedentárias, e é sempre bom dar uma exercitada no corpo, para manter a qualidade de vida. Jogo basquete e agora estou voltando com a corrida”, comenta Heitor.
O aposentado Francivaldo Carneiro conta que se exercita na Orla, há 2 meses, e afirma que já sentiu melhoras na saúde. “Eu estava sem fazer exercícios e vinha com problemas de saúde, diabetes, e com os exercícios, já senti diferença. A saúde já está começando a agradecer. Estou muito feliz por isso”, expressa.
A cozinheira Divina da Conceição explica que precisou recorrer à atividade física, há 7 meses, para controlar algumas doenças. “Eu estava com o colesterol e triglicerídeos muito alto e tive que correr contra o tempo. E o que baixa é a caminhada. Venho todos os dias e já senti uma melhora muito grande na minha saúde. É muito importante para tudo, tanto saúde mental quanto para o corpo”, relata.
Valdenir Maciel, autônomo, utiliza várias pistas pela cidade para suas corridas. Ele conta que já participou de maratonas, em 2020. “Eu acredito que a atividade física funciona 20% para você ter uma saúde em dia. A primeira coisa é uma alimentação correta, a segunda coisa é a suplementação e a terceira coisa é atividade física, que chamamos de tripé da saúde. Combater o sedentarismo é muito importante para manter uma longevidade saudável, que é o que eu busco hoje”, justifica.
O Secretário de Esporte e Lazer, Thyago Ferraz, assegura o apoio da Prefeitura à prática esportiva no município. “A Prefeitura está cada vez mais investindo nos espaços para a prática de atividade física ao ar livre. Isso é uma questão de saúde pública, uma vez que os exercícios trabalham de forma preventiva os problemas cardíacos, psicológicos e até diabetes. Manter-se saudável descongestiona os postos de saúde e hospitais”, enfatiza.
Veja mais fotos:
Texto: Fabiana Alves
Fotos: Sara Lopes / Arquivo Secom