Mab 110: A programação do aniversário de Marabá conta com shows especiais para a comemoração
Uma grande festa está sendo organizada para comemorar os 110 anos do aniversário de Marabá. O palco já está sendo montado na VP-02, Folha 16, onde acontecerão os shows que marcarão a virada para o aniversário da cidade. A expectativa da Secretaria Municipal de Cultura (Secult) é que até 50 mil pessoas compareçam para celebrar a data e aproveitar a festa.
A programação terá início por volta das 20h do dia 4 de abril e a previsão é que se estenda até as 3h do dia 5 de abril, dia do aniversário. Serão quatro atrações. A abertura será feita pela cantora local Ruanna Ly. Logo em seguida será a vez de duas atrações nacionais, a primeira apresentação será do cantor sertanejo Zé Vaqueiro e a festa continua com o forró de Xand Avião. O encerramento será feito pela Dj Beea.
“A Prefeitura com o apoio do Governo do Estado através da Fundação Cultural do Pará está realizando um grande evento no dia 4 para celebrar o aniversário da cidade. Depois dos anos parados pela pandemia, dar um presente à população com um dos maiores aniversários, com dois shows nacionais para essa virada do dia 4 para o dia 5”, comenta o secretário de cultura de Marabá, Genival Crescêncio.
Ele explica que devido ao tamanho dos shows foi decidido levar o espetáculo para Nova Marabá por possuir um amplo espaço para a população.
“Trouxemos para esse espaço mais amplo, que facilita a circulação de veículos pelas VPs que são avenidas mais largas e servem de estacionamento. Temos um grande esquema de segurança como sempre fazemos com apoio de Polícia Civil, Polícia Militar, bombeiros e todos os órgãos de segurança do município”.
A festa ainda continuará no dia 5 com o tradicional café da manhã na Orla Encontro dos Rios. “Será servido um café para a comunidade, nesse bairro que é o pioneiro do município e será feita uma apresentação musical, com o pessoal da Fundação Casa da Cultura de Marabá, além da fala das autoridades e da comunidade que celebrará conosco”, reforça Genival.
O Sarau da Lua Cheia completa a festa na noite do dia 5, a partir das 19h, com a participação de poetas, escritores e músicos da cidade. Evento que conta com a organização da Associação dos Escritores do Sul e Sudeste do Pará e as Academias de Letras da região. “É uma celebração cultural com música, teatro, poesia e contos que será bem legal também e convidamos a participação para encerrar as celebrações lá conosco”, convida.
No decorrer do mês desenvolvemos outras atividades que irão integrar a programação cultural do mês de aniversário da cidade. “Teremos atividades em parceria com a Fundação Cultural do Pará, como o carnaval da leitura que estamos organizando e em breve divulgaremos”, conclui.
Trânsito
O trânsito próximo ao cartório eleitoral, onde está sendo montado o palco, já está com uma das vias fechadas. Segundo Francivaldo Costa Silva, coordenador de trânsito do DMTU, parte da rotatória da Folha 16 também será isolada no dia do show. O isolamento acontecerá desde as 7h da manhã do dia 4 de abril.
“Vamos isolar próximo ao Colégio Jonathas Athias. Vamos deixar um retorno e terão vagas de estacionamento nas vias transversais e paralelas. Do lado do cartório, onde é a pracinha hoje em dia, vamos deixar um espaço para o pessoal vir por trás do ginásio para facilitar devido ao isolamento da rotatória”.
Ainda destaca que durante o evento serão utilizadas cerca de 20 viaturas, incluindo automóveis e motocicletas. O contingente estará quase completo devido à proporção do evento, para orientar e dar apoio.
“Prezando a segurança, também devemos alertar o condutor que ele não está livre das infrações de trânsito e pedir paciência no dia do evento. É um show grande, que virá gente de fora, então pedimos que escutem as orientações dos agentes”, alerta Francivaldo.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Nathália Costa e Divulgação