Mab110: Aniversário de Marabá é comemorado com tradicional café da manhã no encontro dos rios Tocantins e Itacaiunas
Nesta quarta-feira, 5, Marabá completou 110 anos com direito ao tradicional café da manhã na Orla Encontro dos Rios, à beira do Tocantins e Itacaiunas, na Marabá Pioneira. O momento contou com a participação de várias autoridades e a população que fez questão de estar presente.
O prefeito de Marabá Sebastião Miranda destacou que desde a terça-feira, a cidade já estava em comemoração com a entrega das escolas Martinho Mota, na Folha 27, e Arco Íris, em Morada Nova, totalmente revitalizadas e ampliadas, além do grande show com atrações nacionais que ocorreu na Folha 16. E depois do café, foi realizada a entrega oficial do novo prédio do Centro Integrado da Pessoa Idosa (Cipiar).
“Hoje é um dia muito feliz para a gente. Marabá faz 110 anos, a cidade está cada dia melhor. O importante é isso, que Marabá está avançando. Mais qualidade de vida para a população nas áreas de educação, saúde, cultura e infraestrutura. Muito trabalho. Desejar a todos os marabaenses, muita saúde e muita paz nesse ano de 2023”, ressalta o gestor municipal.
O vice-prefeito de Marabá, Luciano Dias, também participou da comemoração. Para ele, a oportunidade é sempre boa para dar um gás e seguir com a atenção da gestão municipal junto à população.
“110 anos de uma cidade como Marabá é uma energia positiva enorme que a gente recebe quando vem aqui para um momento desse. Um local belíssimo, no encontro dos rios, toda a comunidade presente. Isso é fantástico, aquece o coração da gente e faz com que a gente tenha muito mais força para seguir em frente trabalhando em prol dessa comunidade”, destaca.
O presidente da Câmara Municipal, Vereador Alécio Stringari, avalia os avanços percebidos nos últimos anos, destacando a importância da parceria entre os poderes para o desenvolvimento da cidade.
“É um sentimento de felicidade, muita alegria, ver a nossa cidade comemorando 110 anos. Uma cidade que cresce, que desenvolve, uma cidade que tem uma coordenação na gestão pública organizada. O Poder Executivo junto com o Poder Legislativo estão cuidando bem de Marabá. A gente vai estar sempre focado, olhando, observando, ajudando o governo. Esse é o grande papel da Câmara Municipal”, explana.
A programação contou com a participação das bandas da Fundação Casa da Cultura, somando 176 membros. O repertório mesclou músicas nacionais e internacionais. A banda ainda tocou os hinos Nacional, do Estado e de Marabá, além da tradicional música de parabéns. Foram três bolos, um cortado perante o palanque com as autoridades e mais dois com dez metros de extensão cada, distribuídos à população.
O Governador Helder Barbalho participou do café da manhã especial e comemorou o aniversário da cidade.
“Alegria muito grande em poder participar de mais um aniversário do município de Marabá e poder estar junto com a comunidade, junto com a população dessa querida cidade para festejar a vida, para festejar o crescimento, para festejar o desenvolvimento deste município”, frisou.
Filhos da Terra de Francisco Coelho
Entre os muitos filhos de Marabá, está aqueles que escolheram fazer parte dessa família. É o caso de Deuzilene Santiago, que é de Tucuruí e mora há 18 anos na cidade. Residente do bairro Liberdade, ela pratica pedal e aproveitou o passeio para conferir a programação.
“Quero desejar um feliz aniversário para Marabá. Já faço parte dessa cidade também. É um orgulho enorme estar aqui. Viemos da Liberdade de bicicleta e passamos por aqui para prestigiar um pouco da festa”, pontua Deuzilene.
Outra pessoa que escolheu Marabá foi a aposentada Rosa Sousa, de 61 anos. Moradora do KM7, na Nova Marabá, ela também celebrou pelo aniversário da cidade, no encontro dos Rios.
“Que Marabá seja uma cidade maravilhosa como sempre foi. Estou aqui há quase 40 anos. Eu me considero marabaense. O meu filho, eu tive aqui. Para mim foi uma cidade acolhedora e eu sou feliz de morar aqui. Eu costumo dizer que é a cidade que eu escolhi para viver e morrer”, explica a aposentada.
Viriato Sá, 64 anos, compartilhou a alegria pela comemoração do aniversário da cidade.
“Eu sou filho de Marabá. É um prazer estar comemorando. É a maior felicidade essa data. Eu desejo muita paz, segurança e trabalho para todo mundo. Marabá está de parabéns”, celebra
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Sara Lopes e Jordão Nunes
Confira outras fotos: